Siga o OTD

Tênis

Luisa Stefani e Rafa Matos avançam à final do Australian Open

Luisa Stefani e Rafael Matos salvam match point, vencem de virada e vão à final de duplas mistas do Australian Open

Rafael Matos e Luisa Stefani Australian Open
(Foto: Tennis Australia)

O Brasil está na final do Australian Open! A dupla mista formada por Luisa Stefani e Rafael Matos derrotou os australianos Olivia Gadecki e Marc Polmans por 2 sets a 1 (4/6, 6/4 e 11-9), na manhã desta quarta-feira (25), e avançou à decisão do primeiro Grand Slam da temporada. Dessa forma, eles enfrentarão os indianos Sania Mirza e Rohan Bopanna pelo título do torneio.

+ Ymanitu Silva vai à final de duplas do Australian Open de tênis em cadeira de rodas

Foi um jogaço de tênis, digno de fechamento de rodada da Rod Laver Arena. As duas parciais iniciais tiveram tônicas semelhantes, mas com vantagens invertidas. Após um início equilibrado, Gadecki/Polmans cresceu na reta final do primeiro set e venceu por 6/4. Na segunda parcial, foi a vez de Matos/Stefani abrir no fim e ganhar por 6/4, levando o jogo para o match tie-break.

No match tie, os momentos decisivos foram nervosos. Os australianos conseguiram três mini-breaks, mas os brasileiros devolveram todos. No final do set, a dupla local teve 8-7, com dois saques de Polmans – que havia anotado sete aces no jogo – para fechar a partida. No entanto, o australiano cometeu dupla-falta e colocou os brasileiros de volta à rota. Matos/Stefani salvou um match point e virou para 11-9.

“Jogo duro, com bastante emoção. Tivemos que lutar em cada ponto, tentar achar o caminho. Muito feliz em passar para final, atmosfera incrível jogar na sessão noturna na quadra central Rod Laver. É muito especial”, disse Stefani após a vitória.

Fazendo história

Esta é a segunda vez que uma dupla mista 100% brasileira chega a uma final de Grand Slam. A primeira aconteceu em 1982, quando Cláudia Monteiro e Cássio Motta atingiram a decisão de Roland Garros – foram vice-campeões na ocasião. O Brasil acumula cinco títulos de duplas mistas em Grand Slams, um único no Australian Open, em 2016 – Bruno Soares triunfou ao lado da russa Elena Vesnina.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Vale destacar que este é o primeiro Grand Slam que Luisa e Rafa jogam juntos. Em sua campanha, até chegar na final, eles passaram por duas duplas locais na Rod Laver Arena, o principal palco do torneio. Buscando fazer ainda mais história, os brasileiros terão pela frente na decisão os indianos Sania Mirza e Rohan Bopanna, que venceram os terceiros cabeças de chave, Desirae Krawczyk e Neal Skupski.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis