Siga o OTD

Tênis

Luisa Stefani vence Bia Haddad e é campeã em Guadalajara

Luisa Stefani e Storm Sanders derrotaram Bia Haddad e Anna Danilina em final eletrizante

Luisa Stefani Storm Sanders WTA Guadalajara título bia haddad wta
(Instagram/gdlopen)

Após um ano fora das quadras, Luisa Stefani retornou aos títulos importantes em poucas semanas. Ao lado da australiana Storm Sanders, a brasileira derrotou a também brasileira Beatriz Haddad Maia e a cazaque Anna Danilina em três tie-breaks apertadíssimos, com parciais de 7-6 [4], 6-7 [2], [10-8] para levar o título do WTA 1000 de Guadalajara. Foi o segundo título de Luísa Stefani em apenas seis semanas.

Com mais um vice importante, assim como no Aberto da Austrália em janeiro, Haddad e Danilina acumularam pontos suficientes para se classificar ao Finals, que reunirá as oito melhores duplas do ano em Fort Worth, Texas (EUA) entre os dias 31 de outubro e 7 de novembro.

Com a vitória, Luísa, atual 217 do mundo, pula para o 57º lugar, apenas seis semanas após o retorno às quadras. Storm Sanders consegue um inédito top10, pulando da 18º para a sexta colocação do ranking da WTA.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Foi o quinto troféu e décima-terceira final para Stefani na WTA. Esse é seu segundo título de WTA 1000, após a vitória em Montréal, ano passado, em parceria com a canadense Gabriela Dabrowski. Ela ainda tem duas finais neste nível, todas em 2021. A primeira foi em Miami, ao lado da norte-americana Hayley Carter e a segunda em Cincinnati, já com Dabrowski. Também no ano passado, ela conquistou a histórica medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, desta vez ao lado de Laura Pigossi.

Um ingrediente extra para o jogo, além de uma final histórica entre brasileiras em torneio do mais alto nível do circuito da WTA foi que Sanders e Danilina buscavam o top10 inédito no ranking de duplas. 

Com a campanha do vice-campeonato, Danilina e Bia alcançarão no ranking desta segunda-feira (24) o melhor ranking de suas carreiras: a cazaque pulou de 19º para 13º, enquanto a brasileira vai de 22º para 14º lugar. Elas também conseguiram a tão desejada vaga no Finals e com propriedade: venceram três jogos importantíssimos, contra adversárias que também estarão no Texas.

Luisa Stefani e Storm Sanders vence primeiro set no tie-break

O jogo seguiu com domínio das sacadoras até que Stefani e Sanders conseguiram quebrar o saque de Danilina com bom trabalho de rede, culminando numa dupla falta. Em seguida, Sanders não aproveitou o saque com bolas novas e foi quebrada, deixando o jogo empatado. Em seguida, foi a vez de Bia Haddad Maia ter seu saque quebrado. Luisa Stefani sacando para o primeiro set em 5-4 e não deu outra: quebrada, de 0 e ainda com dupla falta para sacramentar o empate de Bia e Danilina.

Depois de quatro quebras consecutivas, pela primeira vez no jogo, o game foi decidido no deciding point. Danilina encaixou um bom saque para finalmente confirmar um saque. Sanders chegou a sacar para 40-15, mas Bia e Danilina conseguiram levar para o deciding point, que foi um set point para a dupla. O saque foi na cazaque que isolou a bola para fora, levando a decisão ao tie-break.

No tie-break, Stefani e Sanders conseguiram vencer dois pontos no saque de Danilina, incluindo uma dupla falta, para abrir 4 a 1.  Bia e Danilina devolveram uma das mini quebras no saque de Sanders, mas Luisa Stefani confirmou a vitória com dois ótimos saques e Sanders firme no meio da rede. Foi da raquete da australiana que veio a vitória por 7-4 no tie-break.

Luisa Stefani saca para o jogo, mas Bia Haddad e Danilina levam segundo set ao tie-break

No início do segundo set, Luisa Stefani chegou a ter 40-0. Mas a brasileira levou a quebra após uma boa devolução da Bia que respingou na raquete de Luisa. Depois de Bia confirmar o saque, sua dupla ainda teve dois break-points, mas Stefani e Sanders confirmaram o saque, diminuindo a vantagem para 2-1. Com fragilidade no saque, Danilina foi quebrada no quarto game para deixar o segundo set em igualdade.

Luisa se mostrou outra tenista no saque no quinto set, e sua dupla passou a frente do placar. No saque de Bia, Sanders e Stefani chegaram a ter 30-40 para ficar bem próximas da vitória, mas Haddad Maia conseguiu confirmar o serviço. Já na fase final do set, Danilina foi mais uma vez quebrada para 5-3. 

Sacando para o jogo, Stefani iniciou com duas duplas faltas seguidas, e foi logo quebrada. Foi a vez de Bia sacar para se manter viva. Chegando a sofrer um momento de pressão com 30 iguais, ela colocou dois fortes saques em quadra e empatou o jogo: 5-5. Em seguida, Sanders e Danilina não sofreram pressão com seus saques para levar ao tie-break.

No início do tie-break, Bia Haddad conseguiu ganhar um ponto de devolução ao qual comemorou muito, e abriu 2-0, mas logo depois fez uma dupla falta. Com pontos incríveis na rede, primeiro de Bia e depois de Anna, a dupla fez 4-1. Danilina confirmou os dois saques para obter seis set-points. Só foram necessários 2 e Bia/Danilina fecharam o set em 7-2 no tie-break.

Bia Haddad faz tie-break fantástico e vence segundo set ao lado de Danilina

O match tie-break começou com tudo para Bia: depois de um ace, ela matou uma bola na rede para abrir 2-0. Quando parecia que ia matar o terceiro ponto, Sanders acertou uma devolução na paralela para diminuir o marcador. Com uma presença firme na rede de Bia, ela e Danilina chegaram a abrir 4-1, mas Luisa confirmou seus dois saques e diminuiu o marcador para 4-3.

Com um rali energético, Anna Danilina fez 5-3 e um smash na rede de Luisa Stefani viu a vantagem da dupla rival aumentar para 6-3. Porém, a parceria entre a australiana se recuperou e depois de uma perfeita devolução de Sanders e uma devolução para fora de Danilina no saque de Stefani, chegou a empatar o confronto em 7-7. 

Com um smash certeiro de Danilina, Bia teve dois saques com vantagem no placar por 8-7, mas sua dupla não conseguiu vencer os dois pontos, dando o primeiro match-point para Sanders e Stefani. 

O match-point foi sensacional. Sanders fez um saque forte e Stefani deu um smash que parecia impossível de ser alcançado. A torcida chegou a comemorar antes de Bia correr para chegar na bola. Porém, Stefani, firme na rede, mandou outro smash perfeito que Danilina não conseguiu buscar. Fim de jogo, 10-8 para Stefani e Sanders que correram para o abraço.

Luisa Stefani e Storm Sanders jogaram semi ainda na tarde deste domingo

Depois de Bia Haddad Maia garantir classificação para a final do WTA 1000 de Guadalajara ao lado de Anna Danilina, do Cazaquistão, no sábado, Luisa Stefani e a australiana Storm Sanders conquistaram na tarde deste domingo um lugar na decisão do torneio. As duplas das brasileiras vão se enfrentar ainda hoje, por volta de 21h30, na disputa pelo título do torneio mexicano.

Para chegar à decisão, elas venceram as chinesas Yifan Xu e Zhaoxuan Yang numa partida muito difícil e equilibrada. As asiáticas venceram o primeiro set por 7/5, mas Luisa Stefani e Storm Sanders deram o troco e ganharam o segundo por 6/4. No super tie-break, a brasileira e a australiana abriram 3/0 logo de cara e depois controlaram a vantagem até fecharem em 10/5 e garantirem a classificação para a final do WTA de Guadalajara.

Thiago Monteiro

A final com a presença de duas brasileiras em Guadalajara não foi a única boa notícia para o tênis do país. Thiago Monteiro está na chave principal do ATP 500 de Viena. Neste domingo, o cearense superou o alemão Oscar Otte, 54º do ranking, em 7/6 4/6 6/4 e 2h20 de duração para furar o qualifying e conquistar uma vaga na chave principal do torneio austríaco.

“É a primeira vez que jogo nos torneios indoor aqui na Europa. É algo que eu sempre quis jogar e que trabalhei muito para poder disputar, então estou muito feliz de estar aqui. Estou me adaptando aos poucos às condições. Apesar de ser uma quadra rápida, ela é diferente de um Australian Open, por exemplo, porque ela é montada em cima de um piso de madeira. Então a bola quica diferente, um pouco menos”, avaliou Thiago.

Na primeira rodada, Thiago enfrentará o búlgaro Grigor Dimitrov, o 32º do mundo. Este será o primeiro duelo entre os tenistas. “Muito feliz de estar somando por aqui, é uma boa experiência. O qualifying foi bem difícil, contra grandes jogadores, então estou muito feliz de ter conseguido sair com as vitórias. Foi muito positivo. Estou aproveitando ao máximo, evoluindo a cada dia e sempre em busca de competir da melhor forma. Volto em quadra na terça-feira para enfrentar o Dimitrov e agora é tentar executar o meu plano de jogo e buscar essa vitória”, finalizou.

João Lucas Reis

Na primeira final da carreira em um torneio do nível Challenger, João Lucas Reis da Silva foi derrotado em Ambato, no Equador, com parciais de 7/6 (9-7) e 6/4 pelo argentino Facundo Bagnis, 114º do ranking e que já foi 55º do mundo.

O vice-campeonato vai render 50 pontos para João Lucas Reis da Silva, que atualmente é o 448º do mundo, deve subir perto de 100 posições no ranking. Na campanha do Challenger de Ambato, derrubou na semifinal o peruano Juan Pablo Varillas, 123º do mundo, além de ter eliminado o argentino Juan Pablo Ficovich, 143º, e o sérvio Miljan Zekic, 245º, nas fases anteriores.

Wilson Leite

No ITF do Rio de Janeiro, Wilson Leite 456º no ranking da ATP, conquistou neste domingo o título ao bater o principal favorito ao título, o pernambucano José Pereira, 420º, por 6/3 6/2, e faturou seu primeiro troféu da temporada. Na véspera, pelo torneio de duplas, Orlando Luz e Marcelo Zormann foram os campeões.

Thiago Wild

Ainda sem encontrar o tênis que o levou ao título do ATP de Santiago em 2020, Thiago Wild segue em busca de recuperação nos torneios challengers, ocupando a 340ª colocação do ranking. Neste domingo, ele venceu o espanhol Daniel Rincon, 461º, por duplo 6-4 pelo classificatório do challenger de Lima. Nono favorito do quali, ele agora enfrenta o sérvio Miljan Zekić, cabeça 2 e 245º do mundo.

* Com Mateus Nagime

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tênis