Siga o OTD

Tênis

Brasileiros vencem no quali do Challenger de Campinas

Quatro brasileiros vencem na estreia do qualifying do Challenger de Campinas, cuja chave principal começa nesta segunda-feira (3)

Nicolas Zanellato tênis challenger campinas

O primeiro dia de disputas do Campeonato Internacional de Tênis reservou boas perspectivas no qualifying a favor do Brasil. José Pereira, Nicolas Zanellato, Wilson Leite e Orlando Luz largaram com ótimas vitórias na Sociedade Hípica de Campinas neste domingo (2) e estão a um passo da chave principal. O evento de nível challenger é patrocinado pelo Santander Brasil e distribui US$ 53,1 mil em prêmios, além de 80 pontos ao campeão.

Disputando o ATP Challenger de Campinas pela sexta vez, o experiente José Pereira confirmou seu favoritismo e avançou à rodada final do quali ao bater o local Enzo Camargo Lima por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4, após 1h15. Aos 31 anos, o alagoano mostrou-se satisfeito com seu desempenho, especialmente pela rápida adaptação à cidade – aproximadamente 700m acima do nível do mar.

“Estreia sempre é um jogo complicado, principalmente nas condições de Campinas, onde não há tantas trocas de bola. De repente, você enfrenta um jogador como ele, do clube, que já está adaptado, é muito difícil. Mas gostei muito da minha atitude positiva hoje e agora é pegar confiança para a próxima rodada”, avaliou Pereira, quadrifinalista em Campinas há cinco anos.

+ Gustavo Heide é campeão ITF M25 de Ibagué na Colômbia

Nesta segunda-feira (03), Pereira vai encarar o suíço Remy Bertola, que bateu o compatriota Mirko Martinez por 2/6, 6/1 e 6/4. Quem também confirmou na rodada inicial da fase qualificatória foi o carioca Wilson Leite. Em um dos jogos mais emocionantes do dia, o tenista de 30 anos anos derrotou o pernambucano João Lucas Reis, de virada, por 4/6, 6/0 e 6/4, em 2h14.

Por vaga na chave, o carioca de 30 anos vai encarar o argentino Gonzalo Villanueva, principal pré-classificado no qualifying, que contou com a retirada de Pedro Sakamoto alegando dores nas costas. Por fim, Orlando Luz e Nicolas Zanellato obtiveram os resultados mais expressivos do domingo.

+Rafael Matos e David Vega conquistam título do ATP 250 de Sófia

Zanellato, 679º do mundo, desbancou o peruano Nicolás Alvarez, 297º e cabeça 2 do quali, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(7) e 6/0 e somou sua primeira vitória em nível Challenger da carreira. “Entrei bastante tenso, pois sabia que ele era um adversário mais experiente. O primeiro set foi uma guerra, mas felizmente mantive a calma, levei o set e isso fez com que desse uma deslanchada. Foi uma ótima vitória”, comemorou Zanellato de 20 anos, que encara o britânico Jan Choinski, 460º do mundo, por lugar na chave principal.

Por sua vez, Luz, 572º do mundo, derrotou o francês Giovanni Mpetshi Perricard, 7º favorito, e avançou com vitória por 6/4, 4/6 e 6/4, em 1h49. Em busca de jogar a chave de Campinas pela sétima vez, o gaúcho de 24 anos enfrenta nesta segunda-feira o argentino Facundo Juárez, cabeça 3. O duelo é inédito pelo circuito.

A rodada decisiva do qualifying está programada para começar às 10h (horário de Brasília) desta segunda-feira. A entrada é gratuita ao público.

+ Confira as notícias dos Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022

Brasileiros na chave do Challenger de Campinas

A segunda-feira também abre a disputa da chave principal e quatro brasileiros estarão em ação na Hípica. O primeiro a estrear é o paulista Daniel Dutra da Silva, que disputará sua sétima edição do ATP Challenger de Campinas. Ele encara o espanhol Pol Martin Tiffon em duelo que não começa antes das 14h (horário de Brasília) na quadra João Lima.

Pelo circuito profissional, Danielzinho, 210º do ranking da ATP, levou a melhor nos dois confrontos diante do espanhol, o último deles em ITF US$ 25.000 de Lima, também no saibro, em 2021. “A expectativa é de um jogo bem duro. Ele é um jogador que tem uma bola muito rápida, mas venho treinando bem. Estou confiante em colocar tudo em prática amanhã e o mais importante é estar atento desde o começo”, analisou o paulista de 34 anos.

Na sequência da programação, o gaúcho Eduardo Ribeiro encara o paranaense Thiago Wild em partida de convidados da organização. Brasileiro que mais evoluiu no ranking em setembro, Ribeiro, hoje 505º do mundo, busca sua primeira vitória no Campeonato Internacional de Tênis diante de Wild, 374º do ranking. O paranaense de 22 anos tenta se recuperar no circuito e, na semana passada, alcançou as quartas de final do Challenger de Buenos Aires tendo furado o qualifying. A partida tem início marcado para não antes das 16h na quadra principal.

Felipe Meligeni estreia na noite desta segunda-feira na Hípica, em Campinas como cabeça número 6 do torneio (João Pires/Fotojump)

Às 18h30, o campineiro Felipe Meligeni Alves faz seu primeiro jogo diante do italiano Luciano Darderi, 192º do mundo, a quem venceu em julho na campanha do título do Challenger de Iasi, na Romênia. “É uma semana muito especial, pois minha família e meus amigos vão poder assistir. É uma sensação diferente e que motiva bastante. Estou muito ansioso, porém preparado para começar bem”, declarou o 143º do ranking da ATP, semifinalista no Campeonato Internacional de Tênis em 2020.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Confira os resultados deste domingo do ATP Challenger de Campinas:

Qualifying – 1ª rodada

José Pereira (BRA) [6] d. Enzo Camargo Lima (BRA), 6/1 e 6/4

Jakub Paul (SUI) d. Federico Zeballos (BOL) 6/3 e 6/2

Remy Bertola (SUI) [10] d. Mirko Martinez (SUI) 2/6, 6/1 e 6/4

Carlos Sanchez Jover (ESP) [4] d. Gabriel Tumasonis (BRA), 6/1 e 6/1

Daniel Rincon (ESP) [11] d. Fernando Yamacita (BRA), 6/2 e 6/2

Gonzalo Villanueva (ARG) [1] d. Pedro Sakamoto (BRA), 1/6, 3/2 e RET.

Juan Pablo Paz (ARG) [5] d. Marcelo Zormann (BRA), 6/4 e 6/3

Facundo Juarez (ARG) [3] d. Gabriel Sidney (BRA), 4/6, 6/1 e 6/0

Wilson Leite (BRA) d. João Lucas Reis (BRA) [9], 4/6, 6/0 e 6/4

Jan Choinski (GBR) [12] d. Sean Cuenin (FRA), 7/6(5) e 6/1

Nicolas Zanellato (BRA) d. Nicolas Alvarez (PER) [2], 7/6(7) e 6/0

Orlando Luz (BRA) d. Giovanni Mpetshi Perricard (FRA) [7], 6/4, 4/6 e 6/4

Mais em Tênis