Siga o OTD

Tênis

Dupla vence, mas Brasil perde para Portugal na Copa Davis

Rafael Matos e Felipe Meligeni vencem nas duplas, mas Thiago Monteiro perde outra e Brasil é derrotado por Portugal na Copa Davis

Brasil x Portugal Copa Davis
Rafael Matos e Felipe Meligeni conseguiram a única vitória brasileira no confronto (Foto: Sara Falcão/CBT)

O Brasil perdeu para Portugal por 3 a 1 neste sábado (17), em confronto válido pelo Grupo I da Copa Davis, em Viana do Castelo, casa do adversário. Após fechar o primeiro dia com duas derrotas, a equipe brasileira conseguiu um triunfo com Rafael Matos/Felipe Meligeni nas duplas, mas Thiago Monteiro caiu diante de João Sousa em simples. Com o resultado, o Brasil terá que disputar os playoffs do Grupo I em 2023.

+ Luisa Stefani e Gaby Dabrowski vão à final do WTA de Chennai

Francisco Cabral/Nuno Borges x Rafael Matos/Felipe Meligeni

Rafael Matos e Felipe Meligeni fizeram o primeiro jogo do dia contra Francisco Cabral e Nuno Borges. Os brasileiros fizeram um grande primeiro set e venceram pro 6/3. Na segunda parcial, porém, veio um apagão. Matos e Meligeni anotaram apenas dois pontos em todo o set e perderam por 6/0. Com o duelo empatado, os brasileiros foram para os vestiários e voltaram com tudo. Eles se recuperaram e fizeram uma grande parcial, conseguindo vencer por 6/3.

João Sousa x Thiago Monteiro

Com o respiro no placar, foi a vez de Thiago Monteiro (65º) entrar em ação, enfrentando o atleta mais bem ranqueado do confronto, João Sousa (56º). O brasileiro perdeu por 2 sets a 0 (6/3 e 6/1).

Thiago não começou bem, foi quebrado logo no início e viu o português abrir 3 a 0 no placar, tendo ainda que salvar um break point. Thiago entrou no set e confirmou seus serviços seguintes, assim como João. Com 5 a 3 no placar, o português sacou para o set e o brasileiro teve duas chances para devolver a quebra, mas desperdiçou. Ele ainda salvou dois set points, mas acabou derrotado em 6/3.

Thiago Monteiro Brasil e Portugal Copa Davis
Thiago Monteiro, número 1 do Brasil, perdeu dois jogos para Portugal (Foto: Sara Falcão/CBT)

Apesar do equilíbrio no final da primeira parcial, o início do segundo set começou sendo dominado por João Sousa. O português venceu os três primeiros games da parcial, com direito a duas quebras sobre o brasileiro. Thiago solicitou atendimento médico por conta de dores no pé direito. Após a pausa, o português seguiu muito bem e fechou o set em 6/1, garantindo a vitória para Portugal na Copa Davis em 3 a 1.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Esta foi a segunda derrota de Thiago Monteiro no confronto contra Portugal. Ele já havia sido derrotado por Nuno Borges na sexta-feira, por 2 sets 1. No mesmo dia, Felipe Meligeni perdeu para João Sousa por 2 a 0.

O resultado faz com que o Brasil vá disputar os playoffs do Grupo I da Copa Davis em 2023, enquanto Portugal se garantiu nos playoffs do Grupo Mundial, tendo a oportunidade de entrar na elite do tênis masculino mundial.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis