Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad bate a número um do mundo no WTA 1000 de Toronto

Brasileira derrota polonesa Iga Swiatek nas quartas de final do torneio canadense e agora terá pela frente mais uma atleta de ponta do circuito mundial. No masculino, Orlando Luz avançou nas duplas em Lima

Bia Haddad e Krejcikova WTA 1000 Toronto enquanto Iga Swiatek Indian Wells
(National Bank Open)

A brasileira Bia Haddad Maia bateu nesta quinta-feira (11) ninguém menos do que a atual número um do mundo, a polonesa Iga Swiatek, pelas oitavas de final do WTA 1000 de Toronto, no Canadá. As parciais foram de 6/4, 3/6 e 7/5 em uma batalha com cerca de três horas de duração. A próxima adversária de Bia sai do confronto entre a espanhola Garbiñe Muguruza, ex-número um do mundo, e a suíça Belinda Bencic, que já foi top 5 na WTA. O dia teve ainda o brasileiro Orlando Luz avançando na chave de duplas do Challenger de Lima, no Peru.

Bia Haddad venceu o primeiro set em Toronto com uma quebra no quinto game, na segunda chance que teve na parcial. A primeira havia sido no terceiro game e ela teve outra no sétimo, também salva por Iga Swiatek. A polonesa não chegou a ameaçar o serviço de Bia. No segundo set, a brasileira, número 24 na WTA, voltou a pressionar muito o saque da líder do ranking logo no primeiro game. Teve cinco break points, todos salvos, e Swiatek confirmou somente após 23 trocas de bola. No quarto game, foi a brasileira que teve de defender o serviço, duas vezes e ambas com sucesso, mas no sexto a polonesa conseguiu a quebra dela, suficiente para empatar a partida.

Força na devolução

O equilíbrio continuou na terceira parcial, com as devoluções prevalecendo nos dois primeiros games. Uma quebra para cada lado. Bia Haddad conseguiu a segunda no sexto game, mas logo a seguir Iga Swiatek deu o troco. No décimo game a brasileira voltou a pressionar o saque da adversária e chegou a ter um match point no 30/40, não aproveitado. No 12º, porém, Bia teve mais três chances de fechar o jogo no serviço da polonesa e desta vez não deixou escapar. Sacramentou a vitória sobre a líder do ranking mundial e avançou para as quarta de final do WTA 1000 de Toronto.

+ Isaquias Queiroz fatura ouro no C1 1000m do Pan-Americano de canoagem

Challenger de Lima

No masculino, Orlando Luz e o argentino Camilo Carabelli derrotaram os peruanos Alexander Merino e Jorge Panta com um duplo 6/3 pelas quartas de final do Challenger de Lima, no Peru. Na briga por uma vaga na grande decisão eles terão pela frente a dupla cabeça de chave número dois, formada pelo anfitrião Sergio Galdos e o argentino Renzo Olivo. Do outro lado estão os primeiros cabeças de chave, o equatoriano Roberto Quiroz e o colombiano Nicolas Mejia, que pegam ou os peruanos Gonzalo Bueno e Ignacio Buse ou o uruguaio Ignacio Carou e o argentino Facundo Mena.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis