Siga o OTD

Tênis

Monteiro, Soares e Matos avançam em Eastbourne e Mallorca

Atuais números um de simples e de duplas do país venceram na primeira rodada do ATP 250 na Inglaterra. Já Rafael Matos passou para a segunda rodada de torneio de mesmo nível na Espanha

Thiago Monteiro tênis ATP 250 de Belgrado Rafael Matos ATP 250 de Eastbourne ATP 250 de Mallorca
O número um do Brasil na simples (ATP/arquivo)

Os brasileiros Thiago Monteiro, na simples, e Rafael Matos e Bruno Soares, em duplas distintas, venceram nos torneios ATP 250 de Eastbourne e Mallorca nesta terça-feira (21). Na Inglaterra, Monteiro, o número um do Brasil no individual, passou pelo francês Ugo Humbert, enquanto Soares, o melhor do país nas duplas, venceu ao lado do britânico Jamie Murray o australiano John Peers e o eslovaco Filip Polasek. Já na Espanha, Rafael Matos, o terceiro melhor duplistas brasileiro, derrotou ao lado do espanhol David Vega Hernandez os holandeses Tallon Griekspoor e Botic van de Zandschulp. O dia teve mais representantes do país competindo em Challengers de Portugal e na Argentina.

Thiago Monteiro saiu perdendo em Eastbourne para Ugo Humbert por 7/6, com 7/3 no tie-break, mas virou com 6/3 e 6/4. Com isso, avança para enfrentar nas oitavas de final Taylor Fritz, dos Estados Unidos, 14º do ranking mundial e terceiro cabeça de chave no torneio inglês. Monteiro é o 94º do mundo. Bruno Soares e Jamie Murray fizeram 6/4, 6/7(5) e 10/7 em John Peers e o Filip Polasek e agora nas semifinais do ATP 250 de Eastbourne enfrentam o britânico Lloyd Glasspool e o finlandês Harri Heliovaara.

Bruno Soares e Jamie Murray em Indian Wells
Bruno Soares e Jamie Murray em Indian Wells (instagram)

Gira na grama

“O Humbert é um cara muito difícil de jogar contra. Ele já foi campeão de um ATP 500 na grama, então sabia que seria um jogo complicado e que eu teria que usar muito bem o meu saque, jogando de forma ofensiva. Acho que consegui fazer isso muito bem”, disse Thiago Monteiro. “Já são três jogos que faço na grama. Não fiz uma grande preparação para essa gira, até porque não tive tempo, mas sinto que me adaptei muito bem. No geral, venho me sentindo bem e é um jogo que consigo impor a minha forma ofensiva de jogar, usando bem o meu saque e também as devoluções, que estão cada vez melhores. Se eu estou com essa consistência, sinto que sou bem perigoso nesta superfície.”

Matos crescendo

Já em Mallorca, Rafael Matos e David Vega fizeram 6/3 e 7/6(6) em Tallon Griekspoor e Botic van de Zandschulp e foram para as quartas de final, onde enfrentarão o cazque Andrey Golubev e o argentino Maximo Gonzalez. Matos está em franca ascensão desde de que começou a jogar com Vega Hernandez e vem se aproximando de Marcelo Melo e Bruno Soares no ranking de duplas. Entrou no ATP espanhol como o 42º melhor, uma posição trás de Melo e 11 atrás de Soares.

Rafael Matos tênis duplas David Vega Roland Garros Grand Slam tênis Paris
Matos (direita) e Vega Henandez (Remy Chautard/FFT/arquivo)

+ Bia vence outra e só é superada por Serena em série invicta na grama

Oeiras e Buenos Aires

Em Portugal, no Challenger de Oeiras, Oscar Gutierrez venceu mais uma e avançou para as oitavas de final. Após superar o qualificatório, ele derrotou com um duplo 6/4 o espanhol Oriol Roca Batalla na primeira rodada da chave principal. Pega agora ou o francês Kyrian Jacquet ou o russo Evgeny Karlovskiy. Já Pedro Boscardin, Daniel Dutra e Thomaz Bellucci foram eliminados respectivamente pelo estadunidense Alex Rybakov (6/3 e 7/5), pelo belga Michael Geerts (6/2 e 6/4) e pelo português Gonçalo Oliveira (6/4, 5/7 e 6/1). Por fim, no Challenger de Buenos Aires, Argentina, Wilson Leite caiu por 7/6(2) e 6/3 para o anfitrião Juan Ignacio Galarza.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis