Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad conquista a primeira taça de WTA da carreira

Brasileira derrotou a russa Anna Blinkova em dois sets na final do 125 de Saint Malo, na França. Resultado também vai catapultar a tenista número um do país para o melhor ranking da carreira

Bia Haddad tênis campeã WTA Saint Malo
(Pierrick Contin)

A brasileira Bia Haddad Maia levantou neste domingo (8) o primeiro troféu de campeã em um torneio WTA de tênis. Foi o 125 de Saint Malo após derrotar na final a russa Anna Blinkova por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(3) e 6/3. A paulistana de 25 anos, prestes a fazer 26, já havia chegado a uma final de WTA, em 2017, na Coreia do Sul, mas o título vem agora na França. Além da taça ser inédita, ela deve aparecer no 51º lugar do ranking mundial, melhor posição em toda a carreira.

“Muito feliz por esta conquista. Isso me traz mais força e motivação para seguir em frente trabalhando duro. Hoje foi um jogo mais emocional, mas estou feliz que fui humilde para conseguir manter a cabeça competitiva. Final é sempre especial e a minha adversária também competiu muito bem. Estou consciente de que não fiz um bom jogo tenisticamente, que não tive a agressividade que preciso ter e que oscilei a concentração. De qualquer forma, segui lutando internamente e encontrei uma forma de vencer, mas preciso melhorar isso para conquistar coisas maiores”, resumiu a brasileira após a final de tênis na França.

Bia Haddad tênis campeã WTA Saint Malo
Bia Haddad e Anna Blinkova (Pierrick Contin)

“Eu não encontrava o meu treinador, o Rafael Paciaroni, desde Miami. Nós treinamos por dois dias em São Paulo depois da Billie Jean King Cup e então fomos para Madrid, onde fiz coisas boas, mas oscilei muito o meu nível de concentração e a minha movimentação. Depois tivemos um dia livre em Saint Malo para treinarmos com calma e corrigir as falhas. Me senti melhor, fiz boas coisas e estou orgulhosa. Desde que iniciamos a parceria, foram sete títulos, a conquista do meu maior torneio em simples, a conquista do melhor ranking da carreira. Apenas coisas para celebrar”, continuou, agradecendo o seu técnico.

Tie-Break

Na final, Bia Haddad quebrou o saque de Anna Blinkova logo no primeiro game, mas tomou o troco no sexto. Dois antes, no quarto, a russa já havia havia pressionado muito o serviço da brasileira, que precisou salvar três break points antes de fazer 3 a 1. Blinkova voltou a ameaçar na devolução no oitavo game e Bia voltou a se salvar. No 11º, foi a brasileira quem quebrou a russa e, assim, entrou no 12º sacando para fazer 1 a 0. Blinkova não deixou e levou a série para o tie-break. Nele, Bia Haddad começou atrás no 0 a 2, mas venceu seis trocas de bola seguidas na sequência e praticamente garantiu a vitória.

+ Orlando Luz e Felipe Meligeni ficam com o vice do Challenger de Salvador

Campeã!

A brasileira manteve o embalo no começo do segundo set e logo fez 3 a 0 cedendo apenas quatro pontos nos três games, sendo o segundo jogando na devolução. Tudo parecia caminhar para um atropelo, mas Anna Blinkova reagiu, descontou a quebra no quinto game e fez 3 a 3 a seguir. No sétimo, a russa voltou a pressionar na devolução e chegou a ter três breaks, todos salvos por Bia. No oitavo, porém, foi a brasileira que teve chance de quebra, duas, e conseguiu. A seguir, no nono game, sacou para ser campeã, confirmou e conquistou em Saint Malo o primeiro título de WTA da carreira e o melhor posto no ranking mundial do tênis feminino.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Tênis