Siga o OTD

Tênis

Laura Pigossi encerra com vice semana brilhante em Bogotá

Ela fez um grande duelo contra a alemã Tatjana Maria na final colombiana, sucumbindo somente no final do terceiro set. Desempenho vai catapultar a brasileira para o melhor ranking da carreira

Laura Pigossi tênis WTA Bogotá vice-campeã
(Copa Colsanitas)

A brasileira Laura Pigossi sagrou-se vice-campeã do WTA de Bogotá, na Colômbia, ao perder a decisão neste domingo (10) para a alemã Tatjana Maria por 2 a 1 com parciais de 6/3, 4/6 e 6/2. O jogo foi muito brigado e só definido na reta final do terceiro set após a brasileira pedir atendimento médico e receber massagem na panturrilha direita. A derrota, porém, não apaga o brilho da semana da brasileira, que nunca havia chegado sequer a uma semifinal de um torneio WTA de tênis. Desta forma, Pigossi sai da Colômbia com o melhor ranking da carreira.

Curiosamente a final reuniu duas atletas que passaram pelo qualificatório. Ambas entraram no WTA de Bogotá com ranking parecido, a brasileira em 212º lugar e a alemã em 237º. Tatjana Maria, porém é mais experiente, tem 34 anos contra 27 de Pigossi, e já chegou a ser top 50 em 2017. Assim, não deixou passar o único break point do equilibrado primeiro set, no oitavo game. Com isso, chegou a 5 a 3 e depois sacou para fazer 1 a 0 sem dar chances de recuperação para a brasileira.

+ Matheus Pucinelli é campeão de duplas na Cidade do México

Laura Pigossi não se abateu e se manteve firme na segunda parcial. Tanto que não deixou passar a oportunidade de quebra que teve, no sexto game, matando o segundo de um duplo break point. No sétimo ela confirmou o serviço e abriu 5 a 2. A brasileira cresceu e pressionou bastante o saque de Tatjana Maria no oitavo game, porém sem conseguir derrubar novamente o serviço da alemã. A seguir, sacando para fazer 1 a 1 na partida, foi a Pigossi que teve de lidar com a pressão e acabou sucumbindo após salvar dois breaks e perder um set point. Nada que tirasse o foco da brasileira no décimo game da final do torneio de tênis colombiano. Ela voltou a crescer na devolução e desta vez se impôs fechando o set em 6/4. Somados, os dois últimos games tiveram 22 trocas de bolas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Massagem e vice-campeã

Com um set para cada lado, o título foi decidido na terceira parcial, e ela começou com o mesmo roteiro dos dois últimos games do set anterior. Laura Pigossi iniciou sacando e só conseguiu confirmar após salvar três breaks e perder quatro game points em 19 trocas de bola. O segundo teve o mesmo roteiro, com Tatjana Maria precisando superar duas oportunidades de quebra da brasileira antes de fazer 1 a 1. A história mudou no terceiro game, e a alemã fez 2 a 1 com muita facilidade, mesmo na devolução. Foi quando Laura Pigossi pediu a massagem na panturrilha direita. Na volta ao jogo, Tatjana Maria abriu 3 a 1 e depois fez 5 a 2 pontuando novamente no saque brasileiro. Foi o golpe de misericórdia na final do WTA de Bogotá de tênis, mas a vice-campeã sai dali com muito a comemorar.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis