Siga o OTD

Tênis

Bia avança; Monteiro cai após quase quatro horas na Austrália

Brasileira saiu perdendo, mas conseguiu a virada em cima de tenista vinda do qualificatório. Já o compatriota vendeu caro derrota para francês top 50

Bia Haddad Australian Open tênis Thiago Monteiro
(ollieozphoto/arquivo)

A brasileira Bia Haddad Maia passou pela primeira rodada do Australian Open. Ela venceu Katie Volynets, dos Estados Unidos, por 2 sets a 1 na madrugada desta terça-feira (18) após sair atrás. As parciais foram de 3/6, 6/2 e 6/3. Volynets entrou no torneio como a número 178 do mundo e entrou no primeiro grand slam do ano pelo torneio qualificatório. Thiago Monteiro, por outro lado, caiu na estreia, mas não sem vender caríssimo a derrota para o francês Benoit Paire, 47º do ranking mundial de tênis. O brasileiro perdeu por 3 a 2, com 6/4, 3/6, 7/5, 2/6 e 7/5, após 3h38 de partida.

“Foi um jogo duro e eu não comecei bem. Estava errando muito, cometendo muito erro não-forçado. Fiquei feliz por ter competido o tempo inteiro e tentado mudar a minha forma de jogar quando precisei. Eu sei que venho trabalhando bem, que estou fazendo ótimos treinos e jogando em alto nível, então era questão de ficar no jogo que uma hora o meu tênis ia aparecer. Só comecei a jogar bem no começo do 2º set, elevei o meu nível e fui sólida quando precisei. Fui muito jogadora e estou feliz de ter saído com a vitória”, disse Bia Haddad.

Duas quebras

O início de Bia Haddad, número 88 do ranking da WTA, foi realmente ruim. Ela tomou duas quebras logo de cara e entrou no quinto game do primeiro set com 0/4 e na devolução. Ali a brasileira iniciou uma reação e devolveu as duas quebras para chegar no oitavo game com 3/4 e o saque. O empate, porém, não veio. Katie Volynets fez 5 a 3 e foi para o nono game com o saque para fechar a parcial. Conseguiu e fez 1 a 0 em 37 minutos.

+ Marcelo Melo vai jogar na Austrália seu 58º Grand Slam

Virada e pedreira

A tenista dos Estados Unidos voltou a colocar uma quebra de frente no terceiro game do segundo set, mas desta vez Bia Haddad não deixou a adversária escapar e devolveu logo no seguinte. A brasileira cresceu e colocou uma de frente do placar pela primeira vez no jogo no sexto game, fazendo 4 a 2, e fechou no oitavo após 45 minutos novamente pontuando no saque adversário. Embalada, Bia fez 2 a 0 no terceiro set, mas tomou o empate no quarto. A seguir, venceu os três seguintes para fazer 5 a 2 e fechou o jogo no nono game após 48 minutos de parcial e 2h10 de duelo.

A próxima adversária é uma pedreira: a romena ex-número um do mundo no tênis feminino Simona Halep, finalista do Australian Open em 2018 e campeã de Wimbledon em 2019. “Vai ser um jogo duro contra uma jogadora de alto nível, que está procurando voltar ao seu melhor, da mesma forma que eu também estou. Quero alcançar os meus objetivos e, para isso, quero estar nesses grandes jogos, nas quadras grandes e contra grandes jogadoras. Me sinto preparada, pronta e confiante.”

Thiago Monteiro

Thiago Monteiro Australian Open tênis
(twitter/dThiagoMonteiro/arquivo)

+Igor Marcondes vira final e leva o Challenger de Blumenau

Na batalha contra Benoit Paire, Thiago Monteiro foi derrotado no primeiro set após perder o serviço no terceiro game. Foi a única quebra da parcial, que levou 32 minutos. Na segunda foi ele quem conseguiu a única quebra, no sexto game, e empatou o duelo após 44 minutos. A terceira teve roteiro parecido, mas a favor do francês, que conseguiu abrir dois games de diferença justamente no 12º, jogando na devolução. Só ali foram 53 minutos de jogo. A quarta parcial foi a mais curta, 30 minutos, e totalmente dominada por Thiago Monteiro. Ele conseguiu fazer 4 a 1 com duas quebras de vantagem e, a seguir, só sacou para empatar o confronto de tênis.

No último e decisivo set, Thiago Monteiro tomou uma quebra no oitavo game e foi para o nono precisando devolver ou o Australian Open acabaria ali para o brasileiro. E ele conseguiu. Porém, assim como na parcial anterior, voltou a perder o serviço no 12º e, com isso, Benoit Paire fechou o set após 59 minutos e o jogo em 3 a 2. O francês agora terá pela frente o búlgaro Grigor Dimitrov, que entrou no grand slam australiano na 28ª colocação do ranking da ATP.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Duplas?

“Foi um dia duro e uma batalha longa. Acho que o Benoit jogou bem, foi firme e sacou muito bem mesmo. Da minha parte, faltou aproveitar e devolver um pouco melhor. Salvei alguns breaks no quinto set e cheguei a ter uma chance de quebra. Me mantive positivo, competi bem e tive uma boa postura. Agora é aprender com esse jogo e me motivar para os próximos torneios”, disse o cearense, que pretende disputar a chave de duplas do Australian Open de tênis. “Amanhã vou assinar a lista de alternates. Caso não entre, já voltarei para o Brasil para me preparar para os torneios da América do Sul.” Ele disputará o ATP 250 de Córdoba, seguindo depois para Buenos Aires e para o Rio Open.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis