Siga o OTD

Tênis

Decisão de ministro cancela de novo visto australiano de Djokovic

Ministro da imigração Alex Hawke decide cancelar de novo visto australiano de Novak Djokovic, que deve recorrer a liminar para tentar evitar a deportação

Novak Djokovic visto cancelado Austrália
(ITF)

A novela envolvendo o tenista sérvio Novak Djokovic na Austrália ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira. Um dia após o sorteio da chave principal do primeiro Grand Slam da temporada, o tenista número 1 do ranking mundial teve seu visto cancelado pelo ministro da imigração Alex Hawke.

O cancelamento do visto não significa deportação imediata de Djokovic. Os advogados do tenista devem tentar uma liminar que permita ao sérvio seguir no país em liberdade, podendo assim disputar a primeira rodada do Australian Open enquanto aguarda um julgamento que deve acontecer na próxima semana. 

+Bia Haddad derruba japonesas favoritas e vai à final em Sydney

A decisão de cancelar o visto deNovak Djokovic é considerada de interesse público pelo governo australiano. O primeiro cancelamento da permanência do tenista no país foi anulada no Tribunal Federal na segunda-feira, mas o ministro da imigração tinha a palavra final sobre o assunto e resolveu optar por mandá-lo embora.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Hoje exerci meu poder sob a seção 133C(3) da Lei de Migração para cancelar o visto detido pelo Sr. Novak Djokovic por motivos de saúde e ordem, com base no interesse público de fazê-lo. Esta decisão seguiu ordens do Tribunal Federal em 10 de janeiro de 2022, anulando uma decisão de cancelamento anterior por motivos de equidade processual”, afirmou o ministro em sua decisão.

“Ao tomar esta decisão, considerei cuidadosamente as informações fornecidas a mim pelo Departamento de Assuntos Internos, pela Força de Fronteira Australiana e pelo Sr. Djokovic. O governo de (Scott) Morrison está firmemente comprometido em proteger as fronteiras da Austrália, particularmente em relação à pandemia de Covid-19”, finalizou.

Além da deportação, caso não recorra da decisão, Novak Djokovic corre o risco de ficar proibido de obter visto australiano pelos próximos três anos.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tênis