Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Dia de derrotas do Brasil na Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas

As três equipes que foram para a quadra perderam, sendo que apenas no Quad, contra o Canadá, o confronto foi equilibrado. No Open masculino e no feminino, derrotas incontestáveis

Leandro Pena tênis em cadeira de rodas
Leandro Pena venceu a única do dia para o Brasil (Lucas Balduino/CBT)

Foi um dia de derrotas do Brasil na Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas por equipes. Foram três confrontos, contra Canadá, Japão e França, e apenas o contra os representantes da América do Norte o time nacional conseguiu fazer frente nesta quarta-feira (29). A competição, disputada na Itália, equivale à Copa Davis e à Copa Billie Jean King e tem, ainda, a categoria Júnior.

O confronto contra o Canadá foi pelo Quad e começou com Leandro Pena vencendo Gary Luker por 2 a 0, com parciais de 7/5 e 6/3. Rob Shaw, 23º colocando no ranking mundial, empatou o duelo ao bater Ymanitu da Silva, oitavo, por 6/2 e 6/2. O desempate ficou para a partida de duplas e o Brasil, com Ymanitu, também conhecido como Many, e Leandro Pena perderam para Luker e Shaw em um apertado 2 a 1 com 6/3, 7/6 (1) e 10/8. Assim, o Brasil fecha a primeira fase da competição em quarto e último lugar do Grupo 2, atrás, pela ordem, de Estados Unidos, Japão e Canadá. O Grupo 1 encerrou com Holanda em primeiro, seguida pela África do Sul, Grã-Bretanha e Turquia.

+ João Menezes retorna aos treinos após cirurgia no joelho

Derrotas no Open

O time masculino de Open conheceu a segunda derrota na Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas por equipes ao perder para a França por 3 a 0. Os europeus dominaram o duelo do início ao fim. Frederic Cattaneo, 19º do ranking mundial, fez o primeiro ponto batendo Bruno Botelho, 168º, por 6/0 e 6/2. Depois, Nicolas Peifer, 8º do mundo, marcou um duplo 6/1 em Botelho. Por fim, a dupla Peifer e Guilherm Laget, esse 21º do ranking de simples, cravou 6/0 e 6/0 em Carneiro e Botelho.

Assim, o Brasil segue com um ponto no Grupo 4 e caiu para a terceira colocação. Foi superado pelo Sri Lanka, que derrotou a Bélgica no outro confronto do dia. O time asiático também soma um ponto, mas supera o brasileiro nos critérios de desempate. A França ainda não perdeu nenhum set na competição e lidera com dois pontos. A Bélgica tem zero. A última rodada desta primeira fase terá Brasil contra Sri Lanka e França versus Bélgica.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O feminino Open também perdeu de maneira incontestável, mas para o Japão. Ana Claudia Caldeira, 50ª do mundo, perdeu por 6/0 e 6/1 para Momoko Ohtani, a quinta do ranking. Meirycoll Duval, a brasileira melhor colocada em 23º, não foi páreo para a melhor japonesa, Yui Kamiji, segunda do mundo, e perdeu com um duplo 6/1. Nas duplas, Ohtani e Manami Tanaka, essa a 16ª no ranking de simples, bateram Lucimaria Nascimento, 53ª, e Maria Fernanda Alves, 65º, com um duplo 6/0. Assim como a França no masculino, o Japão no feminino não perdeu sets e venceu o Grupo 2 com dois pontos. O Brasil ficou em segundo com um, à frente da zerada África do Sul.

Mais em Paralimpíada Todo Dia