Siga o OTD

Tênis

As quatro duplas brasileiras vencem em Wimbledon. Avanços também em ITFs

Na chave masculina, Marcelo Melo, ao lado de Lukasz Kubot, foi às oitavas enquanto Bruno Soares, com o britânico Jamie Murray, e Rafael Matos e Thiago Monteiro avançam para a segunda rodada. Na mista, Marcelo Demoliner e Luisa Stefani superaram a estreia

Marcelo Melo e Lucasz Kubot
Marcelo Melo e Lukasz Kubot estão nas oitavas em Londres (divulgação/arquivo)

As quatro duplas envolvendo brasileiros que entraram em quadra nesta sexta (2) em Wimbledon venceram. Na chave masculina, Marcelo Melo, ao lado do polonês Lukasz Kubot, passou para as oitavas de final enquanto Rafael Matos com Thiago Monteiro e Bruno Soares, jogando com o britânio Jamie Murray, garantiram vagas na segunda rodada do Grand Slam inglês. Na chave mista, Marcelo Demoliner e Luisa Stefani também superaram a estreia. Ainda pela Europa, no ITF de Wroclaw, Oscar Gutierrez e Orlando Luz vão disputar uma das semifinais nas simples e, nas duplas, estão na final.

Dos brasileiros em Wimbledon, Marcelo Melo e a dupla mista conseguiram as vitórias mais tranquilas. Ele, ao lado de Lukasz Kubot, fez 6/2 e 6/4 nos holandeses Sander Arends e Matwe Middelkoop em pouco mais de 70 minutos de jogo. Demoliner e Stefani precisaram de menos, exatos 59 minutos, para fazer 6/3 e 6/2 nos holandeses David Pel e Rosalie Van Der Hoek. Bruno Soares e Jamie Murray fizeram 2 a 1 em Nicholas Monroe, dos Estados Unidos, e Vasek Pospisil, do Canadá. Venceram o primeiro e o terceiro sets por 6 a 1 e perderam o segundo por 7/6 (5). Rafael Matos e Thiago Monteiro só conseguiram o triunfo após um 13 a 12 no terceiro set, com 7/4, contra os cazaques Alexander Bublik e Aleksandr Nedovyesov. Antes, um 6/4 a favor na primeira parcial e um 6/3 contra na seguinte.

Bruno Soares analisou a primeira vitória este ano em Londres. “Estreia muito boa hoje, conseguimos jogar super bem. Saímos na frente com 6/1 e 5/3, mas acabamos complicando a nossa vida ali no fim do segundo set. Porém bem feliz com a forma que a gente reagiu no início do terceiro set, já saímos com quebra e abrimos a vantagem para sair com a vitória. Sacamos bem e pressionamos o tempo inteiro. Essa vitória foi muito importante para a gente, nós não estávamos com um ritmo muito bom de jogos, principalmente nessa temporada de grama. Mas aqui é Grand Slam e acho que a experiência vale muito. Muito feliz de avançar aqui mais uma vez.”

Luisa Stefani Marcelo Demoliner brasileiros em Wimbledon tênis duplas mistas
Luisa Stefani e Marcelo Demoliner não deram chances aos adversários

Colombianos e Stefani x Carter

Na segunda rodada, Rafael Matos e Thiago Monteiro terão uma baita pedreira pela frente. Enfrentam os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, terceiros cabeças de chave e, pela ordem, quinto e quarto do ranking mundial de duplas. Nos outros dois Grand Slams do ano, os rivais sul-americanos ficaram com o vice-campeonato na Austrália e foram semifinalistas em Roland Garros. Bruno Soares e Jamie Murray pegam Andrey Golubev, do Cazaquistão, e o holandês Robin Haase. O adversário de Marcelo Melo e Lukasz Kubot nas oitavas ainda não foi definido, mas sabe-se que será wild card. Sai duelo entre os britânicos Alastair Gray e Aidan McHugh contra Lloyd Glasspool, outro da Grã-Bretanha, e o finlandês Harri Heliovaara.

+ ITF confirma 11 brasileiros nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio

Nas duplas mistas, Luisa Stefani vai encontrar ninguém menos que Hayley Carter, justamente a parceira dela no circuito. As duas foram um dos times mais fortes atualmente, estando ambas entre as 25 melhores do mundo no ranking de duplas femininas. Agora, na chave mista de Wimbledon, Carter, que é dos Estados Unidos, está jogando com o belga Sander Gille. Eles formam a dupla cabeça de chave número 13 do Grand Slam inglês e estreiam na segunda rodada, onde se disputa uma vaga nas oitavas de final. “Bom primeiro jogo, conseguimos quebras em cada set, bom entrosamento e prontos para o próximo jogo, enfrentando minha parceira”, resumiu Stefani, que atua pela primeira vez ao lado de Demoliner.

Finais na Polônia

Em Wroclaw, na Polônia, duas vitórias que já garantem pelo menos um brasileiro na grande decisão da chave de simples. Pelas quartas de final, Oscar Gutierrez bateu o ucraniano Vladyslav Orlov sem maiores dificuldades, com um duplo 6/1, e Orlando Luz passou por Toby Alex Kodat, dos Estados Unidos, também por 2 a 0, com 6/2 e 7/5 nas parciais. Agora, ambos se enfrentam na semifinal. Jogando juntos na chave de duplas, os dois, que são cabeças de chave número 1, venceram os poloneses Piotr Pawlak e Mateusz Terczynski por 6/4 e 7/6 (1) e estão na final. Vão enfrentar os segundos favoritos, o colombiano Cristian Rodriguez e o italiano Marco Bortolitti.

Ao contrário dos brasileiros em Wimbledon, porém, nem só de vitórias foi feito o dia nos ITFs. Thomaz Bellucci, em Weston, Estados Unidos, e Daniel Dutra, em Wroclaw, foram forçados a abandonar os respectivos duelos e estão eliminados. Ainda em Wroclaw, Wilson Leite e o tcheco David Poljak perderam nas duplas para os poloneses Michal Dembek e Daniel Michalski, apesar de imporem um pneu aos adversários no segundo set. Ao final, porém, 2 a 1 para os anfitriões com 6/3, 0/6 e 11/9 nas parciais. O duelo valia uma vaga entre as quatro melhores.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Em Haia, na Holanda, Mateus Alves perdeu duas seguidas, ambas pelas quartas de final. Primeiro caiu na simples ao ser derrotado pelo suíço Johan Nikles por 6/2 e 7/6 (4). Logo depois, ao lado do compatriota João Lucas Reis da Silva, caiu nas duplas para os holandeses Deney Wassermann e Zachary Eisinga por 2 a 1, com 7/6 (5), 2/6 e 10/8. Por fim, em Bourg-en-Bresse, na França, Matheus Pucinelli foi derrotado pelo norueguês Viktor Durasovic, sexto cabeça de chave, por 2 a 1, com 6/4, 6(7)/7 e 6/4.

Mais em Tênis