Siga o OTD

Tênis

Brasileiros caem em Wimbledon, mas vitória dupla na Polônia salva o dia

Bruno Soares, Rafael Matos, Thiago Monteiro, Luisa Stefani e Marcelo Demoliner foram eliminados da chave de duplas no Grand Slam inglês. Em Wroclaw, por outro lado, só deu Orlando Luz e Oscar Gutierrez

Jamie Murray Bruno Soares Great Ocean Road Open Melbourne Wimbledon duplas brasileiros
Bruno Soares e britânico Jamie Murray eram favoritos, mas tomaram a virada (divulgação/arquivo)

Após um dia com quatro vitórias em quatro jogos, os brasileiros amargaram três derrotas em três partidas na chave de duplas do torneio de Wimbledon neste sábado (3). Assim, Bruno Soares, Rafael Matos, Thiago Monteiro, Luisa Stefani e Marcelo Demoliner estão eliminados, sobrando apenas Marcelo Melo vivo no Grand Slam inglês. Já na Polônia, o ITF de Wroclaw foi todo brasileiro. Orlando Luz ficou com o título batendo o compatriota Oscar Gutierrez na final. Logo depois, juntos, eles venceram a chave de duplas.

Em Wimbledon, Bruno Soares, ao lado do britânico Jamie Murray, entrou em quadra com o favoritismo, já que a dupla era a sétima cabeça de chave contra Andrey Golubev, do Cazaquistão, e o holandês Robin Haase. Porém, logo no primeiro set viu-se que a história não seria bem essa. Vitória da dupla do brasileiro, mas apenas no tie-break, com 7/3. A seguir, os rivais tomaram conta do duelo e fizeram 6/3 e 6/2 para virar e avançar na competição.

“O jogo hoje acabou escapando, infelizmente. O primeiro set foi muito parelho, com nenhuma das duplas dando chances e todo mundo sacando bem. Acho que jogamos super firmes ali, principalmente no tie-break. E no segundo eu acho que a gente começou melhor, até em comparação com o primeiro set mesmo. Botamos muita pressão, mas infelizmente no 4/3, em um game que tínhamos 40-15, acabamos sofrendo a quebra e aí a coisa virou completamente. Eles jogaram muito bem, nós baixamos a intensidade e não conseguimos voltar”, explicou Bruno Soares.

Parceira e pedreira

Marcelo Demoliner e Luisa Stefani, que jogaram pela primeira vez juntos, perderam para Hayley Carter, dos Estados Unidos, e o belga Sander Gille. Carter, vale dizer, é parceira de Stefani no circuito de duplas femininas. Ela e Gille, cabeças de chave número 13, venceram por 6/2, 3/6 e 6/3. Já Rafael Matos e Thiago Monteiro tiveram uma pedreira pela frente. Enfrentam os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, terceiros cabeças de chave e, pela ordem, quinto e quarto do ranking mundial de duplas. Deu a lógica, por 2 a 0, com 6/2 e 7/6 (5).

Os três jogos foram pela segunda rodada em Wimbledon, valendo vaga nas oitavas de final. Lá já estão o brasileiro Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot, oitavos cabeças de chave. Eles voltam à quadra para enfrentar a parceria wild card formada pelo britânico Lloyd Glasspool e o finlandês Harri Heliovaara. Melo e Soares vão representar o Brasil no torneio de duplas dos Jogos Olímpicos de Tóquio, marcado para começar no dia 24 de julho, no Ariake Tennis Park. Será a terceira edição da dupla, que chegou nas quartas de final em Londres 2012 e na Rio 2016.

Polônia verde e amarela

Orlando Luz Oscar Gutierrez campeões ITF de Wroclaw duplas
Luz e Gutierrez levaram todos os troféus de Wroclaw (instagram/gutierrezoscar)

Se o dia foi cinza em Wimbledon, na Polônia foi verde e amarelo. Orlando Luz confirmou o favoritismo de levantou a taça do ITF de Wroclaw, torneio nível 25 da Federação Internacional de Tênis. Primeiro cabeça de chave, derrotou Oscar Gutierrez na final por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4, em cerca de 1h40 de partida. Não deu tempo para lamentar, ou comemorar. Logo a seguir ambos entraram em quadra para a final de duplas e derrotaram o colombiano Cristian Rodriguez e o italiano Marco Bortolotti, com 7/6 (6), 2/6 e 11/9.

Na simples, Orlando Luz venceu o primeiro set após uma quebra no terceiro game, em uma dupla falta de Gutierrez, que lutou bravamente no seguinte para devolver, sem sucesso. No sétimo veio a pá de cal e no oitavo Orlando Luz fechou sem maiores problemas, aproveitando o primeiro de um duplo set point. A segunda parcial começou com duas quebras logo de cara, uma para cada lado. A seguir, Luz conseguiu mais uma no sexto game, quase fechou o jogo no nono e não deixou passar do décimo, matando o primeiro de um triplo match-point.

Campeões nas duplas

A final de duplas, disputada logo a seguir, colocou em quadra as duas principais favoritas da competição, já que a parceria brasileira entrou como primeira cabeça de chave e a de Cristian Rodriguez e Marco Bortolotti, como segunda. Luz e Gutierrez venceram o primeiro set no tie-break, por 8 a 6, após cada dupla conseguir uma quebra no decorrer da parcial. Primeiro os brasileiros no quinto game e, logo a seguir, no sexto, os adversários.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Rodriguez e Bortolotti começaram com força a segunda parcial e abriram 4 a 0 cedendo apenas cinco pontos para os brasileiros. Na prática, o set acabou ali, mas formalmente terminou com 6/2 para os rivais dos brasileiros. Luz e Gutierrez se recuperaram no set desempate, mas precisaram salvar um match point no 9 a 8 contra. Fizeram mais, marcando três pontos seguidos para fechar o jogo e levantar o caneco.

Mais em Tênis