Siga o OTD

Tênis

Meligeni e Menezes deixam quali do Australian Open na 2ª rodada

Ambos foram derrotados na segunda rodada do qualifying do primeiro Grand Slam do ano e agora o país tem apenas Thiago Monteiro, já garantido na chave principal

Os brasileiros João Menezes e Felipe Meligeni estão fora do Australian Open. Nesta terça-feira (12), os dois tenistas jogaram pela segunda rodada do qualifying e foram derrotados. O primeiro, número três do Brasil e 193 do mundo, caiu diante do holandês Botic Van de Zandschulp por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 6/7 (1-7) e 6/4. Já o segundo, quarto do país e 230 no ranking da ATP, perdeu do tcheco Tomas Machac: 2 a 0 (6/1 e 7/6 -7-4)
João Menezes perdeu na segunda rodada do quali do Australian Open (Green Filmes/CBT)

Os brasileiros João Menezes e Felipe Meligeni estão fora do Australian Open. Nesta terça-feira (12), os dois tenistas jogaram pela segunda rodada do qualifying e foram derrotados. O primeiro, número três do Brasil e 193 do mundo, caiu diante do holandês Botic Van de Zandschulp por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 6/7 (1-7) e 6/4. Já o segundo, quarto do país e 230 no ranking da ATP, perdeu do tcheco Tomas Machac: 2 a 0 (6/1 e 7/6 -7-4).

Com isso, o Brasil não tem mais representantes no torneio classificatório, que este ano está sendo disputado no Qatar por conta da pandemia do coronavírus. A chave principal, porém, já conta com a participação de Thiago Monteiro, atual número 1 do país.

Batalha de Menezes

João Menezes lutou por 3h04min contra Van de Zandschulp e avaliou o desempenho. “Hoje foi um jogo muito duro. Mais de três horas. Não joguei o meu melhor, mas lutei muito, competi muito bem. Após o set inicial, no segundo elevei meu nível de saque e mantivemos, saque a saque, até o tie-break. E no tie-break fui bastante superior”, analisou o tenista mineiro, que completou comentando sobre o terceiro e decisivo set.

Em 2021, o quali do Australian Open está sendo disputado em Doha, no Qatar (Divulgação)

“No terceiro, tive 0/40 no saque do Zandschulp logo de cara e ele me tirou três pontos muito bem jogados. Daí no 2/2 ainda tive mais um break, mas não consegui devolver o saque. A duração do jogo foi provocando um desgaste físico, acabei baixando a energia nos últimos pontos e ele fechou em 6/4”, disse o brasileiro, que segue agora para três challengers na Turquia, em Istambul e Antalya, o primeiro a partir de segunda (18).

O tenista mineiro sai de Doha após fazer duas partidas equilibradas. Na estreia, passou pelo argentino Andrea Collarini, no domingo (10), por 2 a 1: 1/6, 7/6 (8) e 6/3.

Felipe Meligeni cresce no segundo set

Assim como João Menezes, Felipe Meligeni também deixou o Australian Open na segunda rodada do quali. O tenista campineiro foi superado facilmente na primeira parcial, com Tomas Machac quebrando o serviço pela primeira vez no quarto game. O tcheco confirmou o saque em seguida e fez 4 a 1. Na sequência, o jogador europeu voltou a ganhar com o brasileiro sacando e fez 5 a 1. Depois foi só concluiu e marcar 6/1.

+ Stefani vai à final em Abu Dhabi e fura top 30 pela primeira vez

No primeiro set, Tomas Machac ganhou 79% (15/19) dos pontos com o primeiro saque e 80% (4/5) com o segundo. Já Felipe Meligeni venceu 50% (7/14) tanto com o primeiro quanto com o segundo serviço (2/4).

Felipe Meligeni também foi eliminado na segunda rodada do quali do Australian Open (Green Filmes/CBT)
Meligeni também caiu na segunda rodada do quali do Australian Open (Green Filmes/CBT)

Na segunda parcial, os dois tenistas confirmaram os saques nos primeiros 12 games. Com o 6 a 6, a definição saiu no tie-break. O brasileiro iniciou sacando e chegou a fazer 3 a 1, mas o tcheco marcou quatro pontos seguidos e virou para 5 a 3. Felipe Meligeni ainda diminuiu, mas depois perdeu os dois pontos seguidos: 7 a 4. O brasileiro fez três aces contra um do rival e cometeu uma dupla falta, assim como o oponente.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

No aproveitamento, Tomas Machac ganhou 76% (19/25) com o primeiro serviço e 85% (11/13) com o segundo. Já o atleta campineiro venceu 72% (18/25) com o primeiro e 59% (10/17) com o segundo. Foram três bolas vencedoras do brasileiro contra uma do tcheco.

Mais em Tênis