Siga o OTD

Tênis

Bruno Soares vence e vai à primeira final em Roland Garros

Ao lado de Mate Pavic, Bruno Soares derruba maiores favoritos e vai disputar pela primeira vez o título em Roland Garros

Bruno Soares e Mate Pavic são finalistas em Roland Garros (Nicolas Gouhier/FFT)

Bruno Soares e o croata Mate Pavic estão em grande fase. Depois de ganharem o US Open de tênis, os dois vão disputar a final de duplas de Roland Garros. Será a primeira vez em que o brasileiro disputará a decisão do Grand Slam francês. No juvenil, a dupla Bruno Oliveira e Natan Rodrigues também venceu e está nas semifinais.

E olha que eles venceram a semifinal contra os cabeças de chave 1, os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, nesta quarta-feira (8). O jogo foi muito disputado, só que a dupla do brasileiro está bem afinada. Por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (4) e 7/5, Soares e Pavic eliminaram os colombianos.

“É a minha primeira final aqui em Roland Garros, depois de duas semifinais. Os Grand Slams são os torneios que queremos estar, os jogos que queremos disputar e os troféus que queremos conquistar. Agora é focar todas as forças e energia para o último jogo, buscando as inspirações do nosso Guga para buscar esse caneco no sábado”, finalizou Bruno.

Bruno Soares - Roland Garros duplas
Bruno Soares busca inédito título em Roland Garros (ATP)

Na decisão, a Soares e Pavic disputará o troféu com os atuais campeões de Roland Garros, os alemães Kevin Krawietz e Andreas Mies. Eles derrotaram o holandês Wesley Koolhof e o croata Nikola Mektic, dupla que enfrentou Pavic/Soares na decisão do US Open.

Lá e cá

Pequenos detalhes fizeram a diferença em um jogo muito parelho. A primeira parcial teve Soares e Pavic conseguindo uma quebra e saindo em vantagem. Mas os colombianos devolveram a quebra logo em seguida, sem darem chances. O placar ficou em 2 a 2 e seguiu empatado até o tie-break.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

De novo, Soares e Pavic saíram na frente com um 2 a 0. Só que Cabal e Farah voltaram a igualar as coisas. Os colombianos erraram no nono ponto e a dupla do brasileiro agarrou a chance. Com 7 a 4, Soares e Pavic saíram na frente.

Pressionados, Cabal e Farah conseguiram a primeira quebra no segundo set. Mas o jogo era lá e cá, com as duas duplas no limite. Soares e Pavic conseguiram buscar a desvantagem e igualaram as coisas em 4 a 4.

Com o saque dando sinais de fraqueza, os colombianos tiveram muitas dificuldades para não serem quebrados. Quando a dupla do brasileiro foi à frente no placar (6/5), a pressão aumentou ainda mais. Soares e Pavic sentiram o momento favorável, cresceram para cima do saque adversário e conseguiram a quebra decisiva para fechar o jogo e garantirem vaga na final das duplas em Roland Garros.

“Foi mais um grande jogo aqui, extremamente feliz com mais uma final de Grand Slam. Nós estamos jogando com uma energia e uma convicção muito alta nos momentos de dificuldade, acho que ajuda muito”, disse o mineiro, contente com o momento da dupla.

“Foi uma chave pedreira, contra a dupla número 1 de 2019, cabeças de chave 1, que estavam jogando muito bem e conseguimos segurar a onda. Quando nós estamos jogando bem temos condição de ganhar de qualquer dupla, e hoje foi mais uma grande vitória contra um grande time.”

Bruno Oliveira e Natan Rodrigues

Boas notícias também na chave de duplas do torneio juvenil de Roland Garros. Bruno Oliveira e Natan Rodrigues venceram os britânicos Arthur Fery e Felix Gill por 2 a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 10/3.

A decisão da primeira parcial em favor dos brasileiros foi no quinto set, quando eles conseguiram a quebra que garantiu os dois games de vantagem. No décimo, fecharam no segundo de um triplo set point.

Os britânicos devolveram a quebra decisiva no oitavo game da segunda parcial. No nono, fecharam na primeira oportunidade que tiveram. O set desempate foi todo da dupla brasileira. Eles abriram 2 a 0, depois 5 a 1 e 9 a 2. Fecharam no segundo match point.

Na briga pela decisão do torneio juveil de duplas de Roland Garros, eles vão enfrentar os checos Martin Krumich e Dalibor Svrcina. Do outro lado estão o italiano Flavio Cobolli e o suíço Dominic Stephan Stricker, dupla cabeça de chave número três, e os franceses Lilian Marmousez e Giovanni Perricard.

Mais em Tênis