Siga o OTD

Tênis

Thiago Wild e João Menezes caem cedo em torneios challengers

Em estreias frustradas, Wild perde na Itália e Menezes cai na Croácia. Nos ITFs, brasileiros seguem vivos no quali

Thiago Wild soma sua segunda derrota em estreias (Instagram/thiagoswild/arquivo)

Depois de um final de semana com os vices de Luisa Stefani e Thiago Monteiro e os títulos de Bia Haddad e Carolina Meligeni, o tênis brasileiro teve uma segunda-feira (28) complicada. No Challenger de Split, Croácia, João Menezes caiu na estreia da chave principal, assim como Thiago Wild no Challenger de Biella, na Itália.

As duas eliminações logo de cara foram surpreendentes. Afinal, Thiago Wild era o cabeça de chave número 1 na Itália, enquanto João Menezes está na frente de algoz mais de 200 posições no ranking da ATP.

Mas se os dois caíram, o restante dos tenistas brasileiros conseguiu se dar bem nos torneios da ITF (Federação Internacional de Tênis), de menor expressão

Cai o favorito

Pela primeira rodada do Challenger de Biella, na Itália, Thiago Wild foi superado pelo esloveno Blaz Rola, por 7/6 (6) e 7/6 (3). Atual 107º do ranking, Wild perdeu seu segundo jogo seguido estreando em uma competição.

Na semana passada, o brasileiro caiu na estreia do quali de Roland Garros, onde também era cabeça de chave número 1. Blaz Rola ocupa o 148º lugar do ranking mundial, mas já chegou a ser o número 78 do mundo, em 2015.

Wild teve muitas oportunidades e não aproveitou. No primeiro set foram quatro chances de quebra desperdiçadas. No tie-break, ele chegou a abrir 5 a 2 e teve o set point, mas tomou a virada.

Na segunda parcial, Wild também teve um set point, não conseguiu fechar e foi muito mal no tie-break.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Batalha

Único brasileiro na chave principal do Challenger de Split, já que outros caíram no quali, João Menezes perdeu na primeira rodada para o tenista croata convidado Duje Ajdukovic, em três sets, após 2h12 e com o placar final de 6/4, 3/6 e 6/3.

João Menezes é o atual número 190 do ranking, enquanto Ajdukovic é o 462º. Uma diferença enorme que não pesou em quadra. Assim como Wild, Menezes teve muitas chances e as foi desperdiçando.

joão menezes thiago wild tênis challenger itf
João Menezes desperdiça muitas chances e cai na Croácia (instagram/joaomenezes12/arquivo)

Ele abriu 4 a 1 no primeiro set e depois tomou a virada sem contestação. No segundo set, a história se repetiu e o brasileiro fez 5 a 1. O croata esboçou uma reação, as João Menezes soube fechar a porta.

Na decisão, novamente muitas chances de quebra desperdiçadas. Ajdukovic conseguiu uma quebra no sexto game e deslanchou para a vitória.

ITF de Porto

O torneio na capital portuguesa contou com vários atletas buscando passar pelo quali. No feminino, Carolina Meligeni e Laura Pigossi passaram para a última rodada e vão definir a vaga na chave principal nesta terça-feira (29).

Carolina Meligeni encara a britânica Katy Dunne, enquanto Laura Pigossi enfrenta a búlgara Gergana Topalova.

No masculino, quatro brasileiros avançaram para a última rodada do quali do ITF de Porto. Matheus Pucinelli, Mateus Alves, Wilson Leite e Igor Marcondes. Apenas João Lucas Silva ficou de fora, mesmo porque ele perdeu para Igor Marcondes.

E o complicado para a última do quali foram os cruzamentos. Mateus Alves vai enfrentar Matheus Pucinelli, enquanto Wilson Leite pega Igor Marcondes. Pelo menos, o Brasil terá mais dois atletas na chave principal. Oscar Gutierrez já estava garantido.

Mais em Tênis