Siga o OTD

Tênis

João Menezes vai às quartas na Romênia e Bia volta a vencer

Tenista brasileiro superou Filip Jianu por sets diretos e agora encara o cabeça de chave número 2 do evento

João Menezes Tenista Brasileiro Tóquio
João Menezes vence mais uma e avança em torneio romeno (Washington-Alves/COB/Arquivo)

O tenista brasileiro João Menezes voltou a vencer nesta quarta-feira (16) pelo Challenger de Iasi, na Romênia e se classificou para as quartas de final do torneio. Já em Portugal, Bia Haddad também ganhou, desta vez na estreia do ITF de Santarém.

Enfrentando o local Filip Jianu, o João Menezes precisou de 1 hora e 40 minutos para aplicar 2 a 0 sobre o rival, com parciais de 7/6 (7-3) e 6/2.

O primeiro set foi bastante parelho. Com os dois tenistas confirmando os serviços, a definição aconteceu apenas no tie-break, quando João Menezes mostrou superioridade e fechou a parcial.

O bom momento vivido no desempate foi mantido, fazendo com que o brasileiro conseguisse duas quebras logo de cara no segundo set. A vantagem foi bem administrada, e o atual número 195 do mundo confirmou a classificação.

+ Soares vence e Melo é eliminado nas estreias em Roma

O triunfo garantiu o tenista cabeça de chave número 7 do Challenger de Iasi nas quartas de final, quando o adversário será Jaume Munar, cabeça de chave número 2. O espanhol também superou um tenista da casa em sets diretos. O confronto acontece na sexta-feira (18).

Bia Haddad volta a vencer

Outra vitoriosa do dia foi Beatriz Haddad Maia, que estreou com o pé direito no ITF W15 de Santarém. Medindo forças contra a francesa Alice Robbe, a tenista brasileira não teve grandes problemas para vencer o confronto por 6/1 e 6/3.

Bia Haddad - Carol Meligeni - João Menezes - Thomaz Bellucci - Missão Europa santarém
Bia Haddad acumula 10 vitórias em 11 partidas neste retorno (Divulgação/CBT/Arquivo)

Campeã no ITF W25 de Montemor e vice no ITF W25+H, Bia Haddad tenta recuperar o ritmo de jogo após ficar dez meses afastada das competições por conta de uma suspensão por doping aliada à pandemia do coronavírus.

Com os resultados recentes a atleta, que chegou a ser a última colocada no ranking, já aparece na 609ª colocação. Para seguir subindo, enfrenta nesta quinta (17) a finlandesa Anastasia Kulikova, cabeça de chave número 8 do torneio português.

Mais ITFs

Além de Santarém, o dia ainda foi recheado de outras partidas envolvendo brasileiros em ITFs pela Europa. Atuando em Melilla, na Espanha, Laura Pigossi estreou com vitória na competição ao despachar a sueca Caijsa Hennemann por 7/6 (7-4) e 6/0.

Na Itália, Gabriela Cé se despediu do ITF de Grado ao ser derrotada por Stefania Rubini por 2 sets a 0.

Guilherme Clezar no Challenger de Montevidéu
Clezar avança na simples e duplas no ITF francês (Reprodução/facebook/arquivo)

Já no ITF de Plaisir, na França, o país brilhou. No torneio simples, Guilherme Clezar e Pedro Sakamoto conseguiram avançar ao bater o francês Alexis Gautier e o colombiano Cristian Rodríguez, respectivamente.

Nas duplas, os brasileiros atuaram juntos para superar os holandeses Igor Sijsling e Glenn Smits por 2 sets a 0 e garantir presença na semifinal.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Pelo ITF de Sintra, apenas Leonardo Civita Telles, que venceu o austríaco Maximilian Neuchrist por sets diretos, conseguiu avançar na chave simples. Natan Rodrigues, Wilson Leite e Matheus Pucinelli ficaram pelo caminho.

Pelas duplas, Mateus Alves e Igor Marcondes se garantiram na semifinal ao vencerem Arnaud Bovy, da Bélgica, e Nick Hardt, da República Dominicana por sets diretos.

Mais em Tênis