Siga o OTD

Tênis

Ranking para vagas olímpicas será fechado em junho de 2021

ITF anuncia que fechamento do ranking mundial para Olimpíada será em 7 de junho de 2021

João Menezes 1 Tênis ITF
João Menezes é o único brasileiro, a´t eo momento, garantido em Tóquio no tênis (Washington Alves/COB)

A ITF (Federação Internacional de Tênis), anunciou nesta terça-feira (9), o novo calendário para classificação olímpica. Após o adiamento por causa do coronavírus, os atletas tem até o dia 7 de junho de 2021 para buscarem a vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Na Olimpíada, o tênis coloca 64 atletas de cada naipe, com classificação automática para os 56 melhores dos rankings da ATP e WTA (associações de tenistas profissionais no masculino e feminino). As outras oito vagas são da ITF, sendo seis delas para representação continental e duas para países com baixa representatividade.

O brasileiro João Menezes está com uma dessas vagas continentais, conquistada nos Jogos Pan-Americanos de Lima no ano passado. Para confirmar, precisa agora apenas ficar entre os 300 melhores do ranking mundial da ATP.

Vale lembrar que há o limite de quatro atletas por país e, se for excedido, a vaga fica para os lugares subsequentes nos rankings da ATP e WTA.

Os critérios para os atletas se qualificarem para a Olimpíada não foram alterados. No entanto, o atual sistema de classificação da deficiência do atleta para a Paralimpíada permanecerá em vigor até o final de 2021, para garantir que todos os atletas que seriam elegíveis para os Jogos Paralímpicos em 2020 continuem elegíveis para o evento em 2021.

Entenda a classificação

Se o atleta estiver se recuperando de lesão ou retornando de gravidez, é possível usar o ranking protegido para se classificar. Ou seja, o atleta pode usar a classificação que possuía antes de se ausentar das competições.

João Menezes - Jogos Pan-Americanos
João Menezes foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima e se garantiu em Tóquio (Aberlardo Mendes Junior/ Rede do Esporte)

Critério de classificação para as duplas

Já na chave de duplas, o tênis terá um sistema diferente. Assim como na chave de simples, 64 atletas se classificarão para os Jogos Olímpicos, ou seja 32 duplas em cada naipe.

Uma vaga é para o país sede, independente do ranking. As outras 31 vagas serão definidas da seguinte maneira:

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Os 10 primeiros colocados de cada ranking, masculino e feminino, escolhem o parceiro do mesmo país para disputar o torneio de duplas. Contudo, a quantidade máxima de atletas por gênero é de seis. Ou seja, se um país já possuí quatro atletas classificados no torneio de simples, somente dois diferentes podem entrar para o torneio de duplas.

O restante das vagas será preenchido pelo ranking combinado. Será somado a colocação de cada um dos atletas da dupla e a menor combinação ficará com a vaga.

Duplas mistas

Um total de 16 duplas mistas participarão da Olimpíada no tênis. Para disputar o torneio, o atleta tem que estar classificado para a Olimpíada na chave de simples ou duplas. Uma das vagas é do país sedes e as outras 15 levarão em consideração o ranking combinado das parcerias, como acontecerá nas disputas do mesmo gênero.

Para mais informações, consulte os seguintes recursos, com todas as atualizações destacadas em vermelho:

Mais em Tênis