Siga o OTD

Tênis

Entidades anunciam fundo financeiro para ajudar jogadores

Tenistas que dependem dos torneios para ganhar dinheiro estão sofrendo com a paralisação durante a pandemia; valor do auxílio ainda não foi divulgado

entidades do tênis ATP e WTA vão administrar o fundo financeiro criado para ajudar os tenistas (Getty Images)
ATP e WTA vão administrar o fundo financeiro criado para ajudar os tenistas (Getty Images)

Em meio às incertezas sobre o futuro do tênis durante a pandemia do coronavírus, as principais entidades da modalidade se reuniram em torno de uma questão importante. As principais entidades, como ATP, WTA, ITF, além das federações francesa, inglesa, australiana e norte-americana, anunciaram a criação de um plano de assistência financeira aos jogadores que estão sendo afetados pela suspensão do circuito. Os valores do fundo financeiro, no entanto, ainda não foram divulgados oficialmente.

“Essas discussões estão progredindo bem e os detalhes estão sendo finalizados com um anúncio esperado em um futuro próximo. Já está acordado que a WTA e o ATP administrarão o Programa de Ajuda aos jogadores e todas as partes interessadas farão uma contribuição significativa”, disse o comunicado oficial em conjunto.

Atualmente todas as competições do tênis profisisonal estão paralisadas até o dia 13 de julho, com possibilidade de prolongamento conforme o avanço da Covid-19 e do risco de transmissão do vírus.

“A saúde e a segurança de todos os envolvidos no tênis é a prioridade absoluta para todos os órgãos dirigentes. A comunidade do tênis tem demonstrado sua participação na limitação da propagação da infecção. Isso é particularmente verdade para os nossos jogadores, que levam mensagens de esperança aos fãs, enquanto reiteram a importância de permanecerem seguros em casa, além de demonstrar maneiras criativas de manter a forma e praticar nosso esporte”, seguiu a nota oficial.

“Sabemos que para nossos jogadores, assim como para tantas pessoas em todo o mundo, há necessidade de apoio financeiro para aqueles que mais precisam. Estamos ansiosos para finalizar e compartilhar os detalhes adicionais de um plano no devido tempo”.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Medida necessária

A discussão sobre a situação financeira dos tenistas profissionais veio à tona depois do jogador americano Mitchell Krueger, de 26 anos, se inscrever para receber benefícios de desemprego. Seria uma forma de compensar a renda perdida durante a pandemia.

Mesmo ainda não conseguindo o benefício, Krueger chamou a atenção para o assunto. Assim como a maioria dos jogadores de tênis, o número 195º do mundo, não recebe salário regular e depende dos torneios para ganhar dinheiro.

Sem torneios durante pandemia, tenista Mitchell Krueger está preocupado com o futuro
Sem torneios durante pandemia, tenista Mitchell Krueger está preocupado com o futuro (AP Photo/Kin Cheung)

Aos contrário dos grandes nomes da modalidade, que se mantêm com grandes patrocínios, os jogadores de nível mais baixo se preocupam com o futuro.

“Existem muitos jogadores que sentem que não podem sobreviver sem ganhar dinheiro. Depois de um tempo, eles podem entrar em outra coisa e perceber que talvez seja melhor. Se isso continuar nos próximos nove meses, será que eles vão se incomodar em tentar voltar e jogar de novo? ” disse Krueger, que ganhou US $ 39.264 em prêmios em 2020, antes da paralisação. “Eu mentiria se dissesse que toda essa situação não me levou a considerar um pouco o que faria”, finalizou.

Mais em Tênis