Siga o OTD

Tênis

Nadal e Djoko acham “difícil” disputar grande torneio em breve

Tenistas número 1 e número 2 do mundo dizem que estão prontos para jogar com portões fechados, mas que a prioridade é ajudar os que precisam nessa pandemia

Nadal e Djokovic acham "difícil" retornar torneios da ATP em breve
(Instagram/atptour)

O sérvio Novak Djokovic e o espanhol Rafael Nadal, tenistas número 1 e número 2 do mundo no ranking da Associação profissional de tênis (ATP) respectivamente, disseram que será difícil retornar às quadras dos grandes torneios de tênis em breve por conta da pandemia do novo coronavírus

“O tênis é um esporte global, viajamos de país para país, temos que mobilizar muitas pessoas. Acho difícil jogar um grande torneio em curto ou médio prazo”, disse Nadal nessa quarta-feira (15) a um programa especial conjunto das rádios Onda Cero e Cope.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

O espanhol completou dizendo que “se pudesse jogar com portões fechados, eu ficaria feliz, mas acho que é muito difícil”.

Nadal disse, no entanto, que o interesse maior é ajudar aqueles que atualmente estão passando por dificuldades por conta do coronavírus. “Há muitas pessoas que estão passando por uma situação terrível… No momento, o que menos me preocupa é o tênis.”

O número 1 do mundo também concorda com Nadal. Novak Djokovic declarou ao mesmo programa que “jogar com portões fechados não é uma decisão fácil; estou pronto, mas acho que temos que esperar alguns meses”.

Ação solidária

A entrevista de Nadal às rádios partiu por iniciativa própria. É parte da estratégia de divulgação de sua ação solidária criada no final de março ao lado do jogador de basquete espanhol e amigo Pau Gasol para levantar fundos para a luta contra o coronavírus.

A campanha feita em parceria com a Cruz Vermelha da Espanha incentivou os atletas espanhóis a aderirem com a intenção de arrecadar 11 milhões de euros até aqui.

“Já ultrapassamos sete milhões, tínhamos a meta de atingir onze milhões e já estamos com sete”, disse Pau Gasol nesta quarta-feira, no mesmo programa.

Futuro da temporada da ATP

Vale lembrar que o circuito de tênis masculino e feminino está completamente suspenso até o dia 12 de julho. Na quinta-feira (9), o presidente da ATP, o italiano Andrea Gaudenzi, disse que está esperançoso para retornar a temporada no mês de agosto. Já as autoridades da WTA preferem não fazer suposições.

“Estamos trabalhando na possibilidade de retornar a temporada de saibro durante quatro semanas logo após o US Open. O melhor cenário seria ter os torneios norte-americanos durante o verão, depois os torneios no saibro, a temporada asiática e o ATP Finals. Se isso acontecesse, significaria que salvaríamos 80% da temporada após o cancelamento dos torneios de grama”, afirmou Andrea Gaudenzi.

O dirigente da ATP, porém, se mostrou prudente, já que ninguém é capaz de definir com certeza quando acabará a pandemia do coronavírus.

“Falar de agosto, setembro ou novembro, tudo isso são hipóteses. Não adianta bater a cabeça na parede por algo que, no fim, pode não acontecer”.

Mais em Tênis