Siga o OTD

Tênis

Brasil tem 83% de aproveitamento no dia em Cancun

Dos sete jogos envolvendo brasileiros nesta quinta-feira em Cancun, seis tiveram vitória verde e amarela. Única derrota ocorreu no tie-break, nos últimos pontos

Brasil tem 83% de aproveitamento no dia em Cancun
Carolina Meligeni venceu na chave de duplas, ao lado de Andrea Gamiz (VEN) (Reprodução/Instagram)

O Brasil passou muito perto de ter um dia com 100% de aproveitamento no ITF de Cancun. Ao contrário do que ocorreu na quarta-feira (12), quando o país viu apenas duas vitórias em oito partidas disputadas na cidade mexicana, a quinta-feira teve seis vitórias verde-amarelas em sete jogos disputados, sendo que a única derrota ocorreu apenas nos último pontos do super tie break.

O Olimpíada Todo Dia faz um resumo da ação em Cancun. Confira abaixo.

Homens vencem as três do dia em Cancun. Chave de duplas teve confronto brasileiro

No torneio masculino, três vitórias em três partidas envolvendo brasileiros. Duas delas vieram com João Lucas da Silva; uma na chave de simples e uma na de duplas, ao lado de Gilberto Kiler Júnior. O outro vencedor foi Igor Marcondes, nas duplas, ao lado do argentino Lorenzo Lavallen. Uma das três vitórias tem um asterisco, entretanto. João Lucas e Gilberto venceram uma dupla composta por dois brasileiros.

A primeira vitória do dia veio com João Lucas da Silva na chave de simples. Na parte da manhã, o tenista bateu o americano Christian Langmo por 2 sets a 1 (6/1, 6/7 e 6/4). A partida começou tranquila para João Lucas, mas o americano engrossou o jogo a partir do segundo set, que acabou decidido apenas no tie break e com vitória de Langmo.

No terceiro, João chegou a estar atrás no placar em 4-1, mas conseguiu empatar a partida no oitavo game fazendo quatro pontos consecutivos e quebrando o saque do americano. Após confirmar o servirço e abrir 5 a 4, voltou a jogar bem no saque de Christian Langmo e fechou em 6/4, após duas horas e 43 minutos de partida.

Com o triunfo, João Lucas avançou às quartas de final e agora encara o americano Connor Ferren, que precisou de quase três horas para vencer o moldavo Alexander Cozbinov, na partida mais longa em Cancun desta quinta-feira.

As duas vitórias nas duplas ocorreram na parte da tarde. Ao lado do argentino Lorenzo Lavallen, Igor Marcondes bateu a dupla cabeça de chave número 1 do torneio, formada pelo moldavo Alexander Cozbinov e pelo australiano Brandon Walkin, por 2 sets a 1 (6/4, 3/6 e 10/8).

No duelo brasileiro do dia, Lucas da Silva e Gilberto Kiler Júnior venceram Fernando Yamacita e Eduardo Ribeiro por 2 sets a 0 (6/4 e 6/3) e se garantiram nas semifinais. João Lucas não demonstrou cansaço e sacou muito bem ao lado de seu parceiro, não dando chance para os rivais.

Esses dois resultados garantiram a presença de um brasileiro na final em Cancun, já que as duplas vencedoras de hoje se enfrentarão nas quartas de final. Cabeças de chave número 4 do torneio, Lucas e Gilberto entrarão como favoritos, mas vale lembrar que Igor e Alexander derrubaram os cabeças de chave número um do torneio. O confronto ocorre no próximo sábado (15).

Thaisa e Eduarda vencem na chave de simples e agora se enfrentam. Dupla perde nos 2 últimos pontos.

Compensando o aproveitamento ruim dos homens na chave de simples da última quarta-feira, as mulheres fizeram bonito na manhã de hoje. Duas vitórias em dois jogos e a garantia de que uma brasileira estará na semifinal.

Thaisa Pedretti passou fácil pela americana Brittany Collins. Não dando chances de quebra para a adversária em nenhum momento do jogo e aproveitando as oportunidades que teve, a tenista fechou o jogo mais rápido do dia em 2 sets a 0 (6/2 e 6/0). Thaisa precisou de apenas uma hora e 16 minutos para se garantir na semifinal.

Eduarda Piai, por outro lado, teve bastante trabalho contra a americana Lauren Proctor. A brasileira precisou de duas e quinze minutos para vencer a adversária por 2 sets a 1 (6/2, 3/6 e 6/3). Eduarda aproveitou 7 de 9 oportunidades de quebra que teve, algo que a ajudou a fechar a partida e chegar às quartas de final para enfrentar sua compatriota.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Nas duplas, Carolina Meligeni confirmou o favoritismo ao lado da venezuelana Andrea Gamiz ao vencer a dupla formada pela israelense Nicole Nadel e pela japonesa Mayuka Aikawa por 2 sets a 0 (6/1 e 6/1). Com o resultado, as cabeças de chave número um do torneio avançam à semifinal e enfrentarão as colombianas Maria Perez-Garcia e Antonia Samudio, cabeças de chave número quatro.

Na sétima e última partida do dia em Cancun, a primeira derrota. Nathaly Kurata e Eduarda Piai perderam de virada para Guilhermina Naya e Eugenia Ganga por 2 sets a 1 (7/6, 2/6 e 8/10). Em um primeiro set equilibrado, venceram o tie break por 7 a 4 e deram indícios que iam fazer o Brasil fechar a tarde com 100% de aproveitamento. No segundo, entretanto, perderam o ritmo e não conseguiram ameaçar as adversárias.

No super tie break, exclusivo do torneio de duplas, chegaram a estar vencendo por 7 a 3 e ficaram a 3 pontos da vitória. Viram as argentinas passarem a frente após cinco pontos consecutivos. Após empatarem em 8 a 8, levaram mais dois pontos e perderam a partida por 2 a 1.

Mais em Tênis