Siga o OTD

Canal Lukas Kenji

Fumaça faz tenistas passarem mal na Austrália

Os incêndios florestais que castigam a Austrália desde o fim de 2019 estão prejudicando tenistas que disputam o Australian Open 2020.

Os incêndios florestais que castigam a Austrália desde o fim de 2019 estão prejudicando tenistas que disputam o Australian Open 2020. A má qualidade do ar causada pelas fumaças obrigaram a eslovena Dalila Jakupovic a abandonar sua estreia na competição, na última terça-feira (14).

A jogadora vencia a partida contra Stefanie Vögeler, da Suíça, e começou a tossir intensamente no segundo set do jogo contra. A eslovena desistiu do jogo e foi consolada pela adversária.

“Foi muito ruim. Eu nunca experimentei algo assim. Eu estava com muito medo de desmaiar porque não conseguia mais andar. Acho que não foi justo porque não é saudável para nós. Fiquei surpresa. Pensei que não jogaríamos hoje, mas realmente não temos muita escolha”, declarou Jakupovic.

A poluição do ar chegou ao nível de 200, classificado como “não saudável”, segundo a medição especializada Air Quality Index (AQI). Em outra partida qualificatória do Aberto da Austrália, a canadense Eugenie Bouchard precisou de atendimento médico, que durou cerca de dez minutos, mas seguiu até o fim da partida.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Outra interrupção ocorreu no duelo entre Maria Sharapova e Laura Siegemund, durante uma partida de exibição no Kooyong Classic, também em Melbourne.

A organização do Australian Open suspendeu alguns treinos antes de Jakupovic passar mal e adiou atividades no dia seguinte. Divulgou comunicado declarando que as condições climáticas estavam melhorando e que as decisões futuras seriam tomadas após consulta com entidades ambientais da Austrália.

No entanto, os jogos qualificatórios foram mantidos. A organização temia atrasar os jogos das chaves principais e prejudicar contratos de TV.

JOGO BENEFICENTE

Astros do tênis, como Serena Williams, Roger Federer e Novak Djokovic participaram de jogo beneficente em prol do combate às chamas. Campanhas arrecadaram cerca de 4,8 milhões de dólares australianos (cerca de R$ 13,8 milhões) para uma fundação específica do tênis que pretende ajudar no combate aos incêndios.

Tenistas promoveram jogo beneficente em prol do combate aos incêndios na Austrália

Mesmo assim, o tenista canadense Brayden Schnur (número 103 no ranking da ATP) afirmou que os principais nomes da modalidade estão sendo egoístas ao não pedirem para que o torneio seja paralisado.

A organização do Australian Open não se manifestou mais depois do mal-estar sofridos pelos atletas.

Apresentador do canal Kenjiria, dedicado ao esporte olímpico.

Mais em Canal Lukas Kenji