Siga o OTD

Tênis

Melo e Kubot avançam para as quartas no Masters de Xangai

Atual campeões, eles derrotaram o indiano Rohan Bopanna e o canadense Denis Shapovalov. Na próxima reeditam decisão do ATP 500 de Beijing

marcelo melo e lukasz kubot ATP
(divulgação)

O brasileiro Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot conquistaram nesta quinta-feira (10) a segunda vitória no Masters 1000 de Xangai e estão nas quartas de final do torneio chinês. Os atuais campeões derrotaram o indiano Rohan Bopanna e o canadense Denis Shapovalov por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 3/6 e 10-7.

Marcelo Melo e Lukasz Kubot, dupla cabeça de chave número 2, chega a sexta vitória seguida no Masters 1000 de Xangai. Quatro com o título no ano passado e duas nesta edição 2019.

Em busca de um lugar na semifinal, Melo e Kubot enfrentam na madrugada desta sexta-feira (11), por volta das 4h30 (horário de Brasília), o croata Ivan Dodig e o eslovaco Filip Polasek, na repetição da final do ATP 500 de Beijing, no dia 6, quando foram vice-campeões.

Dodig e Polasek venceram nesta quinta-feira, o holandês Jean-Julien Rojer e o romeno Horia Tecau (cabeças 7) também por 2 a 1 – 7/6 (7-3), 6/7 (4-7) e 10-7. Jogando juntos, Melo e Dodig conquistaram o título do Masters 1000 em 2013.

Mais um jogão

“Hoje foi mais um jogão. Nós fizemos um excelente primeiro set. Conseguimos abrir um break no segundo. Eles recuperaram, passaram a jogar muito bem também. E aí no match tie-break fomos superiores. Quase todos os pontos foram de alto nível”, analisou Marcelo Melo.

“Ficamos felizes. Tivemos um começo muito bom, depois eles passaram a jogar muito bem e acabamos definindo no match tie-break. Agora jogamos novamente contra o Dodig e o Polasek. Vamos montar a estratégia de novo, ir para cima, para ver se desta vez conseguimos a vitória”, completou.

Match tie-break

Marcelo Melo e Lukasz Kubot mostraram muita confiança para superar a perda do segundo set e buscar a reação e a vitória. No set inicial, depois de chances de quebra no quinto e sétimo games, conseguiram o break no nono game, marcando 5/4 e fechando na sequência em 6/4.

Na segunda série, a quebra veio no terceiro game, 2 a 1. Mas, os adversários reagiram, devolveram o break, deixando tudo igual, e voltaram a quebrar, 4/2. Mantendo a vantagem, venceram por 6/3, levando a definição para o match tie-break, que teve a vitória de Melo e Kubot por 10-7.

Mais um passo na busca do bicampeonato da dupla em Xangai e do quarto título de Marcelo no torneio. Com Kubot, foi campeão em 2018 e vice em 2017, conquistando o Masters 1000 mais duas vezes: em 2013 (com o croata Ivan Dodig) e em 2015 (com o sul-africano Raven Klaasen).

ATP Finals

O Masters 1000 de Xangai é o segundo torneio de Marcelo Melo e Lukasz Kubot na China – antes jogaram o ATP 500 de Beijing, onde foram vice-campeões. Depois, até o final do mês, estarão no ATP 500 de Viena, na Áustria, e no Masters 1000 de Paris.

Entre os objetivos, a busca pela classificação para o ATP Finals, que pode vir já em Xangai. O torneio reúne as oito melhores parcerias de 2019, em novembro, no encerramento do ano, em Londres, na Inglaterra.

Melo e Kubot estão em segundo lugar na Corrida para Londres, com 3.745 pontos, atrás apenas dos colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, com 8.030 – única parceria já classificada.

No ranking mundial individual de duplas, Melo ocupa a sexta colocação, com 5.170 pontos. Kubot é o quinto, com 5.350.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis