Siga o OTD

Tênis

Melo e Kubot buscam o bi em Beijing na quarta final do ano

Cabeças de chave número 2 venceram os russos Khachanov e Rublev na semifinal, após grande reação e virada no primeiro set

Marcelo Melo e Lukasz Kubot ATP 500 de Viena
Marcelo e Kubot estão na 21ª final juntos (divulgação/arquivo)

O brasileiro Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot estão na final do ATP de Beijing pelo segundo ano consecutivo e vão em busca do bicampeonato na China. A vaga para a decisão no torneio nível 500 da ATP foi conquistada nesta sexta-feira (4) na semifinal contra os russos Karen Khachanov e Andrey Rublev.

Marcelo Melo e Lukasz Kubot, cabeças de chave número 2 do ATP de Beijing ,conseguiram uma grande reação no primeiro set. Perdiam por 5/1 e viraram para 7/5. Depois, com mais um 7/5 fecharam o jogo em 2 sets a 0, após 1h33min. São sete vitórias seguidas no torneio – quatro em 2018, com o título, e três até agora nesta edição 2019.

Na final, na madrugada deste domingo (6), Marcelo Melo e Lukasz Kubot enfrentarão os vencedores do jogo dos britânicos Jamie Murray e Neal Skupski diante do croata Ivan Dodig e do eslovaco Filip Polasek, que entram na quadra na madrugada deste sábado (5).

Esta será a quarta final de Melo e Kubot em 2019. Foram campeões no ATP 250 de Winston-Salem e vice-campeões no ATP 500 de Halle e no Masters 1000 de Indian Wells. Também é a 21ª juntos.

“Foi duríssimo. Conseguimos buscar o primeiro set de 5 a 1 abaixo. Quem acompanhou ao vivo presenciou um belo jogo de duplas, vários pontos longos. São dois jogadores muito sólidos de fundo, sacam muito bem. Jogamos muito bem também, voltando, ficando no jogo. Acho que o mais importante foi nossa experiência como duplistas, jogando mais tempo junto, contou muito hoje. Logicamente estivemos bem taticamente, agressivos”, explicou Marcelo Melo.

“Uma vitória que dá ainda mais ânimo. Estar 5 a 1 abaixo, marcar 7 a 5 depois. Ter a tranquilidade no segundo set de conseguir um break acima, aí eles voltaram, passaram de novo um break acima. Para ver o nível que estava, realmente ponto a ponto, disputado. E ficamos ainda mais felizes com essa vitória, por ter tantas idas e voltas durante os games. São dois jogadores de alto nível. Agora é ir com tudo na final domingo”, completou.

Virada e final no ATP de Beijing

O primeiro set da semifinal no ATP de Beijing foi marcado pela reação de Melo e Lukasz Kubot. Perdendo por 5 a 1, após os adversários conseguirem duas quebras, no quarto e no sexto games, os atuais campeões foram em busca da virada: venceram seis games seguidos, com três quebras (sétimo, nono e 11º games) e salvando dois set points para fechar a série em 7/5, após 45 minutos.

No segundo set, retornaram com o mesmo ritmo, logo quebrando para fazer 1/0. Mas, Khachanov e Rublev não se abalaram e devolveram o break, deixando tudo igual, voltando a quebrar no sexto game, para abrir 4/2.

Aí foi a vez de Marcelo Melo e Lucasz Kubot reagirem em seguida, encostarem em 4/3 e empatarem. Repetindo o final da primeira série, conseguiram nova quebra no 11º game, passaram à frente, 6/5, e marcaram mais uma vez 7/5 para comemorar a vaga na decisão.

+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Rumo ao ATP Finals

O ATP de Beijing é o primeiro de quatro torneios da dupla nessa etapa final da temporada: na China jogarão em seguida o Masters 1000 de Xangai, na próxima semana, onde também foram campeões em 2018 e, depois, até o final do mês, o ATP 500 de Viena, na Áustria, e o Masters 1000 de Paris.

Entre os objetivos, a busca pela classificação para o ATP Finals, que reúne as oito melhores parcerias de 2019, em novembro, no encerramento do ano, em Londres, na Inglaterra.

Marcelo Melo e Lucasz Kubot estão em segundo lugar na Corrida para Londres, com 3.445 pontos, atrás apenas dos colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, que somam 7.940 – única parceria já classificada. No ranking mundial individual de duplas, Melo é o quinto colocado, com 5.370 pontos. Kubot aparece em quarto, com 5.550.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis