Siga o OTD

Tênis

Monteiro e Bia Haddad estão na chave principal de Wimbledon

Ambos venceram a terceira e última partida válida pelo torneio classificatório do segundo Grand Slam da temporada, em Londres

Thiago Monteiro
Fotojump/Divulgação/arquivo

Os brasileiros Thiago Monteiro e Bia Haddad passaram pelo torneio classificatório e vão disputar a chave principal do torneio de Wimbledon, o segundo Grand Slam da temporada. Ambos venceram a terceira e decisiva partida nesta quinta-feira (27), em Londres.

Thiago Monteiro entrou em quadra e, com uma atuação sólida, garantiu a vitória sobre o japonês Yosuke Watanuki por 3 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6 (7-3), 6/3 e 6/3.

A fase de Thiago Monteiro é ótima. Com o resultado, aos 25 anos, se credenciou para a disputa do torneio mais importante da grama e, assim, irá disputar seu segundo Grand Slam do ano, repetindo o feito de Roland Garros.

Esta será a segunda participação do canhoto na chave principal do All England Club, onde esteve em 2017, quando foi eliminado na segunda rodada. Será também sua sexta participação em Grand Slam. Agora, ele aguarda seu próximo adversário, já que o chaveamento completo de Wimbledon será divulgado apenas nesta sexta-feira (27).

O primeiro set começou complicado para Thiago Monteiro, que cedeu a quebra logo de cara. No seu serviço seguinte, mais um break point, mas desta vez, o japonês não conseguiu confirmar a quebra. Na sequência, Watanuki apenas administrou a vantagem e com o jogo em 5 a 3, conseguiu mais uma quebra para fechar a parcial.

No segundo set, Monteiro reagiu. Equilibrou o jogo e conseguiu forçar o tie break. No desempate, foram seis mini break no total, quatro a favor do brasileiro, que deixou tudo igual na grama de Wimbledon. Na terceira parcial, o cearense se impôs e com apenas um break no quarto game, virou a partida. E no quarto set, levou a melhor novamente, com duas quebras: uma no terceiro e a outra no nono game, para selar o triunfo.

Bia Haddad direto

Bia Haddad passou pela sérvia Olga Danilovic em sets diretos, com um duplo 6/4. Foi o primeiro dos três jogos que fez no quali de Wimbledon que não precisou buscar desigualdade no placar. Nos anteriores, saiu perdendo e teve de virar a partida para avançar.

A princípio a partida contra Danilovic parecia que iria na mesma toada, já que Bia Haddad perdeu o serviço logo na segunda vez que o teve. A brasileira, porém, se recuperou, devolveu a quebra no sexto e empatou o jogo em três. No décimo game venceu mesmo no saque da rival e abriu 1 a 0 pela primeira vez em Wimbledon.

Na segunda parcial foi Bia Haddad quem quebrou primeiro o saque da adversária e abriu 3 a 0. A sérvia reagiu, devolveu a quebra no sétimo e a seguir sacou para empatar o duelo em 4 a 4. Bia Haddad não se abalou, confirmou o seu saque e, novamente no décimo game fechou na devolução para carimbar sua vaga entre as principais tenistas de Wimbledon.

“Foi o quali do controle emocional. Três jogos duríssimos, as meninas sacando muito bem… Comecei abaixo em todos os jogos e o principal foi a minha mente. Estive firme em todos os momentos, ponto a ponto, independente de quanto estava o jogo. Estou muito contente de estar de volta à chave de Wimbledon, depois de ter tido que me retirar no ano passado por conta de uma cirurgia. Estou muito orgulhosa e feliz de tudo que eu e minha equipe estamos passando”, comemorou a tenista número 1 do Brasil e 121 do mundo.

Mais em Tênis