Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad vence qualifying e se garante em Roland Garros

Prestes a completar 21 anos, a paulistana Bia Haddad Maia provou mais uma vez que vive a melhor fase da carreira. Nesta sexta-feira, ela derrotou a suíça Jil Teichman, mesma adversária que havia vencido há 12 dias na final do ITF Cagnes-der-Sur, por 6/2 e 7/6 (6) para furar o qualifying e garantir presença na chave principal de Roland Garros.

Esta será a primeira participação da brasileira em um torneio de Grand Slam. Antes, ela havia tentado quatro vezes entrar na chave principal desse tipo de torneio, mas não teve sucesso. Ela foi derrotada duas vezes na estreia, em Wimbledon (2015) e no US Open (2016), chegou à segunda rodada em Roland Garros, no ano passado, e bateu na trave no mesmo torneio em 2015, quando foi até a última rodada e perdeu para a australiana Olivia Rogowska.

Para atingir o feito de jogar Roland Garros, Bia Haddad Maia precisou vencer três partidas no qualifying. Primeiro, ela derrotou na terça a espanhola Sílvia Soler-Spinosa, 146ª no ranking, por 2-0, parciais de 6/4 e 6/2, em 1h18min de partida, na estreia do qualifying de Roland Garros. Depois, na quinta, não deu chances à croata Jana Fett e atropelou a adversária por 6/0 e 6/2.

A partida decisiva desta sexta contra Jil Teichman começou com as duas tenistas sem muita firmeza no saque com as duas tenistas sofrendo quebras. Aos poucos, no entanto, Bia embalou na partida e conseguiu fechar o primeiro set em 6/2.

Boa parte do segundo set aconteceu como o começo do primeiro com as tenistas tendo dificuldade para confirmar seus serviços. Foi assim até o empate em 5/5, quando Jil Teichman, sacando, fez 6/5. No game seguinte, Bia Haddad fez o mesmo e levou o jogo para o tie-break. No desempate, a suíça começou melhor, mas a brasileira virou e conseguiu fechar em 8/6, garantindo presença pela primeira vez na carreira em um torneio de Grand Slam.

Outro brasileiro que disputou o qualifying do aberto da França foi João Souza, o Feijão. Ele foi eliminado na última segunda (22) pelo argentino Leonardo Mayer por 2-0.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Tênis