A seleção brasileira feminina de tênis de mesa enfrenta a Mongólia pela terceira e última rodada do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa por Equipes. O jogo, que contará com Bruna Takahashi, acontece na Copper Arena, no Parque Olímpico de Londres, nesta quinta-feira, dia 30 de abril. Saiba tudo sobre a situação do Brasil no torneio, quando o jogo acontece e onde assistir.
- 10 anos de OTD, 10 anos que mudaram a história do esporte brasileiro
- Maiara marca em goleada e deixa o Angel City a dois pontos do G8 da NWSL
- Bahia e Palmeiras empatam jogo de ida das quartas no Brasileirão feminino
- O dia do Brasil no esporte: confira a agenda desta terça, 1º de setembro
- Corinthians vence Cruzeiro e larga na frente nas quartas do Brasileirão
+ SIGA O OTD NO WHATSAPP, YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Qual é o formato do Mundial de Tênis de Mesa?
Esta edição marca o centenário do primeiro Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, realizado também em Londres, em dezembro de 1926. Atualmente, os torneios individuais são disputados em anos ímpares, enquanto as competições por equipes ocorrem em anos pares.
As sete seleções mais bem posicionadas no ranking, além da Inglaterra, foram alocadas nos dois primeiros grupos. Essas oito equipes já têm vaga assegurada na fase eliminatória. As outras 56 seleções foram distribuídas em 14 grupos, com quatro equipes cada. Os vencedores de cada grupo e as seis melhores equipes vice-líderes avançam para o play-off. Já as outras oito seleções que terminarem na segunda colocação disputam uma fase preliminar para completar as 32 equipes do play-off.
Todos os confrontos são disputados no sistema melhor de cinco partidas. Nos dois primeiros jogos, a atleta número 1 enfrenta a número 2 da equipe adversária. O terceiro duelo ocorre entre as jogadoras número 3 de cada país. O quarto jogo, se necessário, coloca frente a frente as principais atletas de cada equipe, enquanto as jogadoras número 2 disputam um eventual quinto e decisivo confronto.
+ Todos os resultados do primeiro dia
Situação do Brasil e Mongólia no Mundial de Tênis de Mesa por Equipes
O Brasil garantiu a classificação antecipada ao vencer Cazaquistão e Tchéquia nos dias anteriores. Desta forma, a seleção feminina brasileira de tênis de mesa já garantiu sua vaga para a fase eliminatória e a Mongólia está eliminada.
Assim, o jogo pode ser a chance de dar a chance para Victoria Strassburger, que ainda não competiu neste torneio. Por outro lado, Bruna Takahashi já disputou quatro jogos, vencendo todos sem perder sets. A Mongólia também quer se despedir vencendo um jogo neste torneio.
Escalação do Brasil e da Mongólia
Brasil
- Bruna Takahashi (23ª do ranking), 25 anos
- Giulia Takahashi (111ª), 21 anos
- Laura Watanabe (112ª), 22 anos
- Victoria Strassburger (263ª), 19 anos
A equipe feminina do Brasil ocupa a décima colocação no ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa.
Na estreia contra o Cazaquistão, Bruna Takahashi venceu seus dois jogos por 3 a 0, enquanto Laura Watanabe deu o terceiro ponto ao Brasil após uma vitória por 3 a 2. Por outro lado, Giulia Takahashi lutou muito, mas caiu por 3 a 2.
Já no segundo dia, Bruna Takahashi venceu novamente duas partidas, novamente sem perder sets. Giulia Takahashi e Laura Watanabe novamente repetiram o placar, mas com resultados contrários. Enquanto Takahashi venceu por 3 a 1 sua adversária
Mongólia
- Bolor-Erdene Batmunkh (537ª), 23 anos
- Baljinnyam Uvgunburged (606ª), 22 anos
- Egshiglen Bat-Erdene (754ª), 21 anos
- Ankhmaa Ser-Od (sem ranking), 16 anos
- Burenjargal Sanjaa (sr), 18 anos
A equipe da Mongólia é a menos experiente do grupo. O país ocupa a 75ª posição no ranking internacional.
Na estreia contra a Tchéquia, Baljinnyam Uvgunburged perdeu por 3 a 0, enquanto Bolor-Erdene Batmunkh e Burenjargal Sanjaa caíram por 3 a 1. Contra o Cazaquistão, Bolor-Erdene Batmunkh conseguiu vencer um set, mas Burenjargal Sanjaa e Egshiglen Bat-Erdene caíram em três sets.
Horário e transmissão
Brasil e Mongólia se enfrentam às 13h desta quinta-feira, 30 de abril. O Campeonato Mundial de Tênis de Mesa por Equipes tem transmissão da CazéTV, SporTV e no Youtube da World Table Tennis (WTT).