Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano perde para promessa chinesa e cai no WTT de Macau

Brasileiro perdeu para o número 12 do mundo, de apenas 20 anos, e se despede da competição sem nenhuma vitória

Hugo Calderano - WTT de Macau
Hugo Calderano é o número seis do mundo (ITTF)

Não deu para Hugo Calderano. Na manhã desta sexta-feira (27), o brasileiro entrou em quadra pelas quartas de final do WTT de Macau, mas acabou derrotado por Wang Chuqin, promessa chinesa de apenas 20 anos e número 12 do mundo, por 3 a 2 (11/10, 8/10, 11/4, 7/11 e 11/9).

Assim, Hugo Calderano, número seis do ranking mundial, dá adeus ao WTT de Macau sem vencer nenhum jogo e encerra a temporada de competições internacionais. Antes, no WTT, ele havia perdido os dois jogos que disputou, para os números dois e cinco do mundo, em partidas não eliminatórias, no grupo dos melhores ranqueados. Desta forma, o brasileiro terminou como o último cabeça de chave, sem poder escolher seu adversário.

Agora, Wang Chuqin enfrenta o sueco Mattias Falk, que surpreendeu e derrotou o vice-líder do ranking, Xu Xin, nas quartas. Na outra semifinal, duelam Ma Long, número três do mundo, e Lin Gaoyuan, número 5.

Além disso, Hugo vinha de eliminação nas quartas do ITTF Finals e nas oitavas da Copa do Mundo. E por fim, o Brasil fica agora sem representantes em Macau, já que Gustavo Tsuboi também foi eliminado, na segunda fase.

O jogo

Hugo Calderano começou bem, confirmando o serviço e abrindo 3 a 0 em seguida. Chuqin reagiu, mas o brasileiro voltou a dominar e chegou a ter 10 a 6 no placar, com várias oportunidades de fechar, mas não conseguiu e sofreu a virada. O jogo se mostrou equilibrado na segunda parcial, com Chuqin tendo leve vantagem. O brasileiro empatou em 8 a 8 e conseguiu fechar forçando três erros consecutivos do adversário, que pouco falhava até aquele momento, o que poderia lhe dar confiança na partida.

Mas teve uma queda grande no terceiro set. Errando demais, viu Chuqin abrir 7 a 1 e fechar em 11 a 4. Calderano voltou para o jogo no quarto set, que foi a parcial com jogadas plasticamente mais bonitas. Impondo seu estilo, contou também com a sorte, quando fez o décimo ponto em uma casquinha na mesa. Logo depois, fechou, levando a partida para o set desempate.

O brasileiro começou bem, mas logo Chuqin tomou as rédeas do confronto. Calderano ainda esboçou reação, esteve muito perto de empatar no final, mas acabou superado e se despediu do torneio.

“Que pena sair dessa luta com uma derrota. O nível foi alto, faltou um pouco de regularidade. Chato, porque o Hugo não teve segurança técnica suficiente para impor o jogo dele. Pelo menos, foi bom vê-lo desenvolver esse nível, sacando bem, recebendo bem e muito agressivo. Faltou ritmo de jogo, infelizmente. Ele vai continuar trabalhando forte para as próximas competições”, analisou o técnico de Hugo Calderano e consultor técnico da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Jean-René Mounié.

Entenda o formato

A partir de 2021, o Circuito Mundial de tênis de mesa será reformulado e terá um novo nome: WTT. O WTT de Macau já segue o novo formato das competições que funciona da seguinte maneira: os 16 atletas serão inicialmente divididos em três chaves de acordo com o ranking mundial.

A primeira chave teve os jogadores das posições 9 a 16, que foram sorteados entre si para quatro jogos eliminatórios. Nesta fase, esteve o brasileiro Gustavo Tsuboi. Os quatro melhores se classificaram e enfrentaram posteriormente os cabeças de chave de número 5 a 8. Os vencedores avançaram então para as quartas de final.

E enquanto esperavam a definição de seus adversários, os quatro melhores ranqueados se enfrentaram para definir a ordem dos cabeças de chave das quartas de final. É onde esteve Hugo Calderano.

Os cabeças de chave puderam escolher, então, entre os quatro classificados na fase anterior. Assim, o cabeça de chave classificado em primeiro lugar fez a primeira escolha, e assim sucessivamente. Daí em diante, segue normalmente para quartas, semis e final em jogos eliminatórios.

Regras diferenciadas

Mudanças também foram vistas no formato dos confrontos do WTT de Macau. O grupo dos cabeças de chave teve cinco sets onde o vencedor foi o atleta que fez oito pontos primeiro. Não havia necessidade de abrir dois pontos de vantagem em caso de empate em 7 a 7, sendo vencedor aquele que fez o oitavo ponto.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

No grupo que definiu os classificados para as oitavas e nas duas fases seguintes, a regra foi diferente. Os jogos tiveram cinco sets de 11 pontos, com o mesa-tenista que fizer o 11° ponto primeiro vencendo automaticamente nos quatro primeiros sets. Caso a partida fosse para quinto set, desempate, seria preciso que um dos dois atletas abrisse dois pontos.

Já nas semifinais, serão sete sets de 11 pontos cada, com o atleta que fizer o 11° ponto primeiro vencendo automaticamente nos seis primeiros sets e necessidade de abrir dois pontos em caso de set desempate. Na final, nova mudança. A partida terá nove sets de 11 pontos. Novamente, o mesa-tenista que fizer 11 vence nos oito primeiros sets e há a necessidade de abrir dois pontos em caso de set desempate.

Mais em Tênis de Mesa