Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano cai para vice-líder do ranking na estreia em Macau

Brasileiro levou a virada do chinês em partida não eliminatória e agora encara o número cinco do mundo para definir os cabeças de chave

Hugo Calderano - WTT de Macau - tênis de mesa masculino individual equipes Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Hugo Calderano é o número seis do mundo (Divulgação/ITTF)

Número seis do mundo, Hugo Calderano estreou nesta quarta-feira (25) no WTT de Macau, mas não foi com o pé direito. Disputando o grupo dos melhores ranqueados, em partida não eliminatória, o brasileiro acabou derrotado de virada pelo vice-líder do ranking mundial, o chinês Xu Xin por 3 a 2 (5/4, 5/3, 1/5, 2/5, 3/5).

A ITTF mudou a regra de disputa na véspera do início da competição, implantando os sets com apenas cinco pontos. Com isso, os confrontos ficaram muito mais curtos do que o normal, o que beneficiou Hugo Calderano no início. Agressivo, fez Xu Xin sair da zona de conforto e fechou os dois primeiros sets.

O chinês, no entanto, passou a errar menos, ampliar as trocas de bolas e, com isso, virou o jogo a partir do terceiro set. Manteve esse ritmo até o final, fechando a partida em 3 a 2.

Vale lembrar que todos deste grupo já estão classificados para as quartas de final e apenas definem quem terá a prioridade de escolha do adversário. Assim, Hugo Calderano volta à quadra nesta quinta-feira (26) para encarar o também chinês Lin Gaoyuan, número cinco do mundo, e definir então a ordem dos cabeças de chave das quartas de final.

O brasileiro vem de eliminação nas quartas do ITTF Finals e nas oitavas da Copa do Mundo, buscando um melhor desempenho no WTT de Macau.

Entenda o formato

A partir de 2021, o Circuito Mundial de tênis de mesa será reformulado e terá um novo nome: WTT. O WTT de Macau já segue o novo formato das competições que funciona da seguinte maneira: os 16 atletas serão inicialmente divididos em três chaves de acordo com o ranking mundial.

A primeira chave terá os jogadores das posições 9 a 16, que foram sorteados entre si para quatro jogos eliminatórios. Nesta fase, estava o brasileiro Gustavo Tsuboi, que venceu e avançou. Os quatro melhores se classificam e enfrentam posteriormente os cabeças de chave de número 5 a 8. Os vencedores estarão classificados então para as quartas de final.

E enquanto esperam a definição de seus adversários, os quatro melhores ranqueados se enfrentam para definir a ordem dos cabeças de chave das quartas de final. É onde está Hugo Calderano.

Os cabeças de chave poderão escolher, então, entre os quatro classificados na fase anterior, sendo que o cabeça de chave classificado em primeiro lugar fará a primeira escolha, e assim sucessivamente. Daí em diante, segue normalmente para quartas, semis e final em jogos eliminatórios.

Regras diferenciadas

Mudanças também serão vistas no formato dos confrontos. O grupo dos cabeças de chave terá cinco sets onde o vencedor será o atleta que fizer oito pontos primeiro. Não há necessidade de abrir dois pontos de vantagem em caso de empate em 7 a 7, sendo vencedor aquele que fizer o oitavo ponto.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

No grupo que define os classificados para as oitavas e nas duas fases seguintes, a regra será diferente. Os jogos terão cinco sets de 11 pontos, com o mesa-tenista que fizer o 11° ponto primeiro vencendo automaticamente nos quatro primeiros sets. Caso a partida vá para quinto set, desempate, é preciso que um dos dois atletas abra dois pontos.

Já nas semifinais, serão sete sets de 11 pontos cada, com o atleta que fizer o 11° ponto primeiro vencendo automaticamente nos seis primeiros sets e necessidade de abrir dois pontos em caso de set desempate. Na final, nova mudança. A partida terá nove sets de 11 pontos. Novamente, o mesa-tenista que fizer 11 vence nos oito primeiros sets e há a necessidade de abrir dois pontos em caso de set desempate.

Mais em Tênis de Mesa