Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano iguala melhor ranking e Takahashi segue Top 50

Brasileiro ganhou uma posição e volta a ser o sexto do mundo enquanto sua compatriota perdeu um posto e está em 47º lugar

Hugo Calderano - Tênis de Mesa - Ranking
Hugo Calderano tem apenas 23 anos (Foto: ITTF/arquivo)

A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) divulgou nesta quina-feira (16) o ranking atualizado da modalidade. O destaque brasileiro foi Hugo Calderano, que ganhou uma posição e igualou a melhor marca da carreira. Por outro lado, Bruna Takahashi caiu uma posição, mas permanece no top 50.

Calderano estava em sétimo lugar no ranking mundial e agora figura no posto de número seis, posição que não alcançava desde dezembro do ano passado. A primeira vez que ele atingiu a marca foi em dezembro de 2018.

Assim, Calderano segue sendo o melhor jogador não asiático do mundo, ficando atrás de quatro chineses e um japonês.

No ranking olímpico, que contabiliza apenas dois atletas de cada país (número máximo de inscrições permitidas nos Jogos), ele é o quarto colocado. Se mantiver a posição até junho de 2021, o brasileiro evitará um confronto com chineses até a semifinal da Olimpíada, brigando automaticamente por medalha em Tóquio.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Além de Calderano, Eric Jouti foi o único brasileiro no top 100 que ganhou posições. Ele subiu uma colocação e agora é o número 88 do mundo.

Gustavo Tsuboi, por sua vez, perdeu uma posição e agora ocupa a 44ª colocação. Victor Ishiy caiu duas e fica na 58ª, e Thiago Monteiro também perdeu um posto e agora é o número 84 do ranking.

Takahashi cai, mas segue no top 50

Bruna Takahashi - Tênis de mesa - Ranking
Bruna Takahashi tem apenas 19 anos (Facebook/brunatakahashi)

Melhor mesa tenista feminina do Brasil, Bruna Takahashi perdeu uma posição no ranking e agora ocupa o posto de número 47 do ranking. Em fevereiro deste ano, ela chegou a ficar em 45º lugar.

No ano passado, Takahashi se tornou a primeira brasileira da história a figurar no top 50 do tênis de mesa feminino, ao alcançar o 49º posto do ranking.

Jessica Yamada e Caroline Kumahara subiram na lista da ITTF. Yamada ganhou duas posições, ficando em 143º lugar, enquanto Kumahara ganhou três, subindo para o 145º posto.

O Brasil também se destaca na atualização do ranking de equipes masculino, subindo uma posição e voltando a ocupar o sexto lugar,. No feminino, o país está em 25°. No sub-15, Giulia Takahashi segue sendo a terceira melhor do mundo entre as mulheres,

Ranking congelado

Devido à suspensão de todos os eventos do tênis de mesa por causa da pandemia de coronavírus, o Comitê Executivo da ITTF decidiu congelar o ranking mundial até que as competições voltem a acontecer.

Desta forma, este ranking divulgado nesta quinta-feira será o último até que as atividades sejam retomas. No dia 1º de maio, a ITTF vai se reunir novamente para avaliar o cenário e decidir que rumo tomar.

Principais brasileiros nos rankings individuais adultos:

FEMININO

  • 47ª Bruna Takahashi (46ª na lista anterior)
  • 143ª Jéssica Yamada (145ª)
  • 145ª Caroline Kumahara (148ª) 
  • 234ª Lin Gui (238ª)
  • 305ª Bruna Alexandre (306ª)
  • 805ª Lívia Lima (804ª)
  • 859ª Laura Watanabe e Giulia Takahashi (860ª)

MASCULINO

  • 6º Hugo Calderano – Melhor posição na carreira (7º)
  • 44º Gustavo Tsuboi (43º)
  • 58º Vitor Ishiy (56º)
  • 84º Thiago Monteiro (73º)
  • 88º Eric Jouti (89º)
  • 491° Cazuo Matsumoto (494°)
  • 597° Carlos Ishida – Melhor posição na carreira (1.039°)

Mais em Tênis de Mesa