Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jessica Yamada e Vitor Ishiy lideram rating brasileiro

Novo sistema já soma pontuações de três torneios nesta temporada; Jessica Yamada e Vitor Ishiy lideram

Jessica Yamada - Foto Daniel Zappe/CBTM
Jessica Yamada (foto) e Vitor Ishiy lideram (Daniel Zappe/CBTM)

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) atualizou, nesta terça-feira (14), os rankings nacionais olímpico e paralímpico da modalidade, além do rating. No rating A, a liderança no feminino é de Jessica Yamada, com 3.035 pontos, e no masculino é de Vitor Ishiy, com 3.587.

Caroline Kumahara, com 2.860, e Lin Gui, que voltou para a China recentemente, com 2.836 vêm logo a seguir entre as mulheres. Entre os homens, Hugo Calderano, com 3.450, e Cazuo Matsumoto, com 3.446, ocupam a segunda e a terceira colocação.

O rating leva em consideração todos os resultados da carreira dos atletas em competições nacionais. Já o ranking brasileiro, que conta os resultados somente da temporada, é liderado no masculino por Gustavo Yokota e, no feminino, por Natália Munhoz.

Vitor Ishiy tênis de mesa ranking
Vitor Ishiy (Daniel Zappe/CBTM)

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Novo Modelo

Nesta temporada, foi implantado o Novo Modelo de Competições e um sistema único informatizado. Nesta atualização já estão somadas as pontuações de dois torneios TMB Estaduais e um TMB Challenge Plus.

O Ranking Nacional prevê o somatório dos oito melhores resultados da temporada, considerando-se a participação nas seguintes competições oficiais:

  • I. TMB Platinum – Brasileiro
  • II. TMB Platinum – Copa Brasil
  • III. TMB Challenge Plus (Copa das Federações)
  • IV. TMB Challenge (Copa das Federações)
  • V. TMB Estadual (Etapas do Campeonato Estadual)
  • VI. TMB Regional (Etapas das Ligas Regionais Oficiais)

Vale lembrar que a vitória no TMB Challenge Plus realizado em Belo Horizonte, no início de março, valeu 6 mil pontos no ranking de 2020. Já as outras etapas contabilizadas, TMB Estadual – 1ª Etapa do Campeonato Catarinense e TMB Estadual – 1ª Etapa do Campeonato Maranhense, valem 1.500 pontos cada uma.

Ranking olímpico

Ao todo, 26 categorias têm atletas pontuando no primeiro ranking olímpico de 2020 DA CBTM, sendo que em três há empate na liderança: pré-mirim masculino, lady feminino e veterano 6 masculino. Entre os líderes, os atletas que pertencem a clubes de São Paulo são ampla maioria: 13. Em seguida, vem Minas Gerais (oito), Santa Catarina (quatro) e Maranhão (quatro).

Dois atletas aparecem na ponta das listas de duas categorias dos rankings da CBTM. Felipe Doti Arado, é líder do infantil e do juvenil masculino, ambos com 6 mil pontos, enquanto Natália Munhoz aparece na primeira colocação do juvenil e juventude feminino, também com 6 mil pontos em cada. A atleta que mais soma pontos em uma categoria é Laira da Silva, no infantil feminino, com 6.600 pontos, sendo 5.100 pontos conquistados no TMB Challenge Plus e 1.500 da vitória no TMB Estadual – 1ª Etapa do Campeonato Catarinense.

CBTM atualiza rating e os rankings nacionais olímpico e paralímpico
Felipe Doti Arado lidera em duas categorias. (Daniel Zappe)

Ranking Paralímpico

No paralímpico, 14 classes tiveram atletas pontuando neste primeiro ranking da CBTM. Os mesa-tenistas que atuam no estado de São Paulo lideram em seis classes, seguidos de Santa Catarina e Rio de Janeiro, com duas cada, e, Paraná, Ceará, Minas Gerais e Distrito Federal, com uma cada. Das 14 classes, 11 líderes têm 6 mil pontos e são os recordistas de pontuação até o momento.

Na última atualização antes do congelamento do ranking mundial paralímpico de tênis de mesa, o Brasil manteve a posição de destaque. Na lista de abril, divulgada pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) na quarta-feira (1), o país segue com sete atletas no top 10 mundial das diversas classes e 20 mesa-tenistas em posições destacadas.

Mais em Paralimpíada Todo Dia