A brasileira Maria Clara Pacheco conquistou nesta sexta-feira (24) o título de campeã mundial de taekwondo na categoria até 57 quilos. Assim, repete feito de Natália Falavigna em 2005, até então o único ouro do país na história da competição. Falavigna, vale dizer, faz parte da delegação que está em Wuxi, na China, sede do mundial.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Maria Clara Pacheco, de 22 anos, dominou todo a chave. A brasileira, que entrou na competição como a número um do ranking mundial, venceu quatro das cinco lutas que fez por 2 a 0, incluindo a final contra a sul-coreana Yu-Jin Kim, atual campeã olímpica e vice-líder do ranking. “Emoção que não consigo explicar”, disse, logo após o pódio.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
As duas já haviam se encontrado recentemente, na semifinal do Grand Prix de Muju, na Coreia do Sul. Maria Clara também venceu e ainda acabou ficando com a medalha de ouro na competição.
- Sada Cruzeiro ganha do Goiás e reassume liderança da Superliga
- Taubaté cresce no final e ganha oitavo título da Liga Nacional
- Flamengo é campeão geral do Brasileiro Juvenil de natação
- Vitória e Hegê perdem para norte-americanas no Mundial
- Pinheiros vira no segundo final e é campeão do brasileiro feminino
Revanche de Paris
Antes de derrotar a campeã olímpica na final, Maria Clara Pacheco despachou a chinesa Luo Zongshi na semifinal por 2 a 0. Zongshi foi algoz da brasileira em Paris-2024 nas quartas de final. Na ocasião, a asiática era a líder do ranking mundial.
Agora em Wuxi, nas quartas de final, a vitória foi sobre a estadunidense Faith Dillon. Antes, na segunda rodada, a única luta que terminou 2 a 1, contra a espanhola Laura Marquina. Na estreia a adversária foi a portuguesa Leonor Correia.
Pedro Arthur Alves
Esta sexta-feira foi apenas o primeiro dia do Mundial de Taekwondo. Além de Maria Clara Pacheco, Pedro Arthur Alves Jesus representou o Brasil. Ele foi eliminado na segunda rodada da categoria até 87 quilos ao ser derrotado por 2 a 1 para o egípcio Abdullah Essan Mohiuddin. Na estreia, passou pelo indiano Shiva Singh por 2 a 0.
Programação do Brasil
Entre esta quinta e sexta-feira (24), será a vez de Guilherme dos Santos Morais na categoria até 63 quilos e Camilly Gosch Camargo na até 49 quilos. As classificatórias começam às 22h de Brasília e vão madrigada adentro com as finais no início da manhã.
As disputas em Wuxi vão até quarta-feira (29). O canal da World Taekwondo, no YouTube, transmite ao vivo todas as lutas. Já o SporTV mostra as finais.
Brasileiros em ação no Mundial de Taekwondo
De 24/10 para 25/10
Masculino, Até 63kg: Guilherme dos Santos Morais
Feminino, Até 49kg: Camilly Gosch Camargo
De 25/10 para 26/10
Masculino, Até 54kg: Matheus Gilliard Gonçalves
Masculino, Até 87kg: Ícaro Miguel Martins Soares
Feminino, Até 73kg: Thaisa Batista Silva
De 26/10 para 27/10
Masculino, Até 80 kg: Henrique Marques Rodrigues Fernandes
Feminino, Até 46 kg: Julia Silva Nazário
Feminino, Acima de 73kg: Raiany Fidelis Pereira
De 27/10 para 28/10
Masculino, Até 68kg: João Victor Souza Diniz
Feminino, Até 67kg: Milena Titoneli Guimarães
De 28/10 para 29/10
Masculino, Até 58kg: Paulo Ricardo Souza de Melo
Feminino, Até 62kg: Celydiene Kristina Carneiro
De 29/10 para 30/10
Masculino, Até 74kg: Edival Marques Quirino Pontes
Feminino, Até 53 kg: Nívea Maria Barros da Silva