Siga o OTD

Taekwondo

 

Maria Clara Pacheco é campeã mundial e recoloca Brasil no topo após 20 anos



Brasileira derrota a campeã olímpica na final e, na semifinal, a algoz de Paris para ficar com o ouro na categoria até 57 quilos e igualar feito de 20 anos antes protagonizado por Natália Falavigna



Maria Clara Pacheco Taekwondo campeã muncial de taekwondo
(facebook/WorldTaekwondo)

A brasileira Maria Clara Pacheco conquistou nesta sexta-feira (24) o título de campeã mundial de taekwondo na categoria até 57 quilos. Assim, repete feito de Natália Falavigna em 2005, até então o único ouro do país na história da competição. Falavigna, vale dizer, faz parte da delegação que está em Wuxi, na China, sede do mundial.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Maria Clara Pacheco, de 22 anos, dominou todo a chave. A brasileira, que entrou na competição como a número um do ranking mundial, venceu quatro das cinco lutas que fez por 2 a 0, incluindo a final contra a sul-coreana Yu-Jin Kim, atual campeã olímpica e vice-líder do ranking. “Emoção que não consigo explicar”, disse, logo após o pódio.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

As duas já haviam se encontrado recentemente, na semifinal do Grand Prix de Muju, na Coreia do Sul. Maria Clara também venceu e ainda acabou ficando com a medalha de ouro na competição.

Revanche de Paris

Antes de derrotar a campeã olímpica na final, Maria Clara Pacheco despachou a chinesa Luo Zongshi na semifinal por 2 a 0. Zongshi foi algoz da brasileira em Paris-2024 nas quartas de final. Na ocasião, a asiática era a líder do ranking mundial.

Agora em Wuxi, nas quartas de final, a vitória foi sobre a estadunidense Faith Dillon. Antes, na segunda rodada, a única luta que terminou 2 a 1, contra a espanhola Laura Marquina. Na estreia a adversária foi a portuguesa Leonor Correia.

Pedro Arthur Alves

Esta sexta-feira foi apenas o primeiro dia do Mundial de Taekwondo. Além de Maria Clara Pacheco, Pedro Arthur Alves Jesus representou o Brasil. Ele foi eliminado na segunda rodada da categoria até 87 quilos ao ser derrotado por 2 a 1 para o egípcio Abdullah Essan Mohiuddin. Na estreia, passou pelo indiano Shiva Singh por 2 a 0.

Programação do Brasil

Entre esta quinta e sexta-feira (24), será a vez de Guilherme dos Santos Morais na categoria até 63 quilos e Camilly Gosch Camargo na até 49 quilos. As classificatórias começam às 22h de Brasília e vão madrigada adentro com as finais no início da manhã.

As disputas em Wuxi vão até quarta-feira (29). O canal da World Taekwondo, no YouTube, transmite ao vivo todas as lutas. Já o SporTV mostra as finais.

Brasileiros em ação no Mundial de Taekwondo

De 24/10 para 25/10
Masculino
, Até 63kg: Guilherme dos Santos Morais
Feminino, Até 49kg: Camilly Gosch Camargo

De 25/10 para 26/10
Masculino
, Até 54kg: Matheus Gilliard Gonçalves
Masculino, Até 87kg: Ícaro Miguel Martins Soares
Feminino, Até 73kg: Thaisa Batista Silva

De 26/10 para 27/10
Masculino
, Até 80 kg: Henrique Marques Rodrigues Fernandes
Feminino, Até 46 kg: Julia Silva Nazário
Feminino, Acima de 73kg: Raiany Fidelis Pereira

De 27/10 para 28/10
Masculino
, Até 68kg: João Victor Souza Diniz
Feminino, Até 67kg: Milena Titoneli Guimarães

De 28/10 para 29/10​
Masculino
, Até 58kg: Paulo Ricardo Souza de Melo
Feminino, Até 62kg: Celydiene Kristina Carneiro

De 29/10 para 30/10
Masculino
, Até 74kg: Edival Marques Quirino Pontes
Feminino, Até 53 kg: Nívea Maria Barros da Silva

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Taekwondo