Quatro atletas brasileiros competiram neste sábado (8) no Aberto da Holanda de Taekwondo de 2025. Gabriel Ramos, da categoria 63kg, conquistou a única medalha para o Brasil, terminando o torneio com o bronze. Além dele, no masculino o país contou com a participação de Giovanni Moraes (54kg), que ficou entre os 16 melhores, sendo eliminado nas oitavas de final. Já entre as mulheres, Beatriz Oliveira (49kg) e Caroline Santos (62kg) conquistaram duas vitórias, mas caíram na fase de quartas de final.
- Osasco x Minas – Semifinal da Superliga: onde assistir
- Palmeiras vence Bahia e cola nos líderes no Brasileirão
- Gigantes Rugby têm campanha invicta e levam Regional Paulista
- Etapa de Bells Beach tem reinício adiado novamente
- Vasco e Minas Brasília vencem, Ação-MT goleia no Brasileiro A2
Campanha do medalhista
Gabriel Ramos iniciou sua trajetória no Aberto da Holanda de Taekwondo já na segunda rodada e enfrentou Ben Konate, da Costa do Marfim, que venceu anteriormente Bartosz Duszynski, da Polônia. Diante do marfinense, o brasileiro levou a melhor e avançou às oitavas de final. Sexto cabeça de chave da competição, o atleta do Brasil teve pela frente no jogo seguinte o francês Herwan Deleval e, novamente, se deu bem e garantiu vaga entre os oito melhores do torneio.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
De olho em vaga na semifinal, Gabriel Ramos encarou o italiano Dennis Baretta, terceiro cabeça de chave do Aberto da Holanda de Taekwondo. Melhor na disputa, o brasileiro despachou o oponente e confirmou classificação entre os quatro melhores. Porém, na luta que valia lhe daria o direito de competir pelo ouro, Gabriel Ramos perdeu para o francês Cyrian Ravet. Sendo assim, ele terminou com o bronze, assim como o tailandês Napat Seitimongkol. Ravet ganhou o título e o italiano Ludovico Iurlaro ficou com a prata.
Mais brasileiros em ação
Gabriel Ramos não foi o único brasileiro a disputar o Aberto da Holanda de Taekwondo entre os homens. Além dele, Giovanni Moraes também lutou, no entanto, não foi muito longe. O brasileiro da categoria 54kg estreou direto na segunda rodada diante do azeri Sayyad Dadashov, rival que bateu na primeira o dinamarquês Hakan Yigit. Giovanni Moraes superou o lutador do Azerbaijão e se credenciou a enfrentar o espanhol Jairo Trigos nas oitavas de final, combate em que acabou sendo eliminado.
Entre as mulheres, as duas competidoras do Brasil tiveram campanhas iguais. Beatriz Oliveira, da categoria 49kg, abriu sua participação no Aberto da Holanda de Taekwondo na primeiro rodada diante da ucraniana Erika Bryhida. A brasileira foi superior e despachou a rival, se classificando para duelar contra a francesa Maysane Kamkasoumphou, adversária que também conquistou a vitória. Nas quartas de final, Beatriz Oliveira foi superada pela espanhola Adriana Iglesias, terceira cabeça de chave do evento.
Para fechar a participação do Brasil, Caroline Santos também parou nas quartas de final. Na estreia, a lutadora da categoria 62kg combateu com a polonesa Júlia Szpak e confirmou sua classificação para a segunda rodada. No duelo contra a sérvia Ela Maric, a brasileira mostrou superioridade e bateu a europeia. Entretanto, no confronto que garantiria vaga na semifinal, Caroline Santos perdeu para a francesa Magda Henin, se despedindo do Aberto da Holanda de Taekwondo.