O taekwondo brasileiro brilhou, neste sábado (15), no Aberto da Bélgica. Os destaques do dia foram Gabriel Ramos e Caroline Gomes, que conquistaram o título nas categorias até 63kg masculino e 62kg feminino, respectivamente. Outros três atletas do Brasil disputaram o torneio europeu: Beatriz Pedroso (49kg); Julian Milan (62kg) e Giovanni Moraes (58kg).
Recém-medalhista de bronze no Aberto da Holanda, Gabriel Ramos segue mostrando que está voando na categoria até 63kg masculino. Quinto cabeça de chave do torneio, o brasileiro inciou a campanha na Bélgica vencendo o alemão Nontawat Yoosomsri por 2 a 0 na 1ª rodada. Em seguida, derrotou o ucraniano Vladyslav Funkendorf e o holandês Jayden Setrodipo também em placares de 2 a 0.
Na semifinal, então, triunfou sobre o ucraniano Sami Mirzoiev por 2 a 1 e garantiu o seu lugar na final. Na grande decisão, venceu de Gashim Magomedov, do Azerbaijão, por 2 a 1 e levou a medalha de ouro para casa.
Já na categoria até 62 kg feminino, Caroline Gomes não era cotada como uma das 11 principais favoritas ao título. No entanto, a brasileira brilhou e venceu suas quatro lutas sem perder nenhum round. No primeiro combate, ela derrotou a francesa Alexane Fournier (2 a 0). Em seguida, passou pela quinta cabeça de chave Teeyah Doucet, também da França (2 a 0).
Na semifinal, Caroline Gomes derrotou a principal favorita do Aberto da Bélgica, a húngara Viviana Marton (2 a 0). Na grande final, então, foi a vez da brasileira vencer a segunda cabeça de chave do torneio, a croata Ivana Arelic, e ficar com o título!
Mais Brasil
Outros três atletas brasileiros competiram no Aberto da Bélgica de taekwondo. Giovanni Moraes, na categoria até 58kg masculino, foi quem chegou mais perto do pódio. Ele venceu as duas primeiras lutas, com direito a viória sobre o francês Samuel Bedart, 3º favorito da chave, e avançou às quartas de final. Valendo vaga nas semifs e garantia de medalha no torneio, Giovanni acabou perdendo para Sayyad Dadashov, do Azerbaijão.
Já Beatriz Pedroso, no peso até 49kg feminino, começou a campanha com vitória sobre a alemã Yezda Cura por 2 a 0. No entanto, a brasileira acabou caindo na segunda rodada, diante a principal favorita Ceili Peterson, da Guiana, por 2 a 1.
Julian Milan foi outra lutadora do Brasil a competir na categoria até 62kg feminino, ao lado de Caroline Gomes. Ela até venceu a primeira luta contra a francesa Francesca-Maria Franceschi, mas acabou caindo na luta seguinte diante da tailandesa Sasikarn Tongchan, terceira favorita do torneio e que levou o bronze na sequência.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY