Siga o OTD

Taekwondo

Netinho testou positivo para THC e já cumpriu suspensão

Netinho testou positivo para substância da cannabis, já cumpriu suspensão e volta para a disputa por vaga olímpica

Netinho taekwondo Santiago 2023 Jogos Pan-americanos
Netinho em treino para o Pan de Santiago-2023 (Gaspar Nóbrega/COB)

A World Taekwondo, a federação internacional da modalidade, publicou a suspensão de Edival Pontes, o Netinho. O atleta brasileiro havia recebido um resultado adverso no exame antidoping feito no segundo semestre do ano passado. O teste apontou positivo para THC (tetrahidrocanabinol), substância encontrada na cannabis, popularmente conhecida como maconha. 

Netinho pegou um gancho de um mês, contabilizado entre os dias 21 de novembro e 20 de dezembro de 2023. Sendo assim, o atleta já está habilitado para voltar aos tatames e buscar a vaga nos Jogos Olímpicos. Contudo, o informativo aponta que os resultados conquistados por ele durante setembro e novembro do ano passado acabaram desqualificados. 

Dentre as competições que Netinho disputou neste período estão os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. No evento, ele conquistou ouro na disputa por equipes masculinas. O advogado do atleta, Marcelo Franklin, informou ao GE. Globo que negociou com a entidade internacional antidopagem e conseguiu reduzir a suspensão, antes prevista até fevereiro. Além disso, afirmou a reportagem que Netinho não perderia a medalha. Contudo, nem a PanAm Sports (organização pan-americana) e nem Comitê Olímpico do Brasil (COB) se pronunciaram oficialmente sobre o assunto.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além disso, Netinho também pode sofrer consequências em sua posição no ranking olímpico. Neste mês de janeiro, o atleta brasileiro aparece em 10º lugar na lista da categoria até 68kg. Apesar disso, ele não deve ter muitos problemas para garantir sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Taekwondo