Siga o OTD

Taekwondo

Brasil leva o bronze na Copa do Mundo Final por equipes mistas

Brasil conquista a medalha de bronze na Copa do Mundo Final de taekwondo por equipes mistas e garante vaga em Paris

Brasil com a medalha de bronze na disputa por equipes mistas na Copa do Mundo Final de taekwondo
(Foto: CBTKD)

O Brasil conquistou a medalha de bronze na disputa mista da etapa final da Copa do Mundo de taekwondo por equipes, em Wuxi, na China, na madrugada desta terça-feira (19). O time formado por Milena Titoneli, Sandy Macedo, Gabriel Santos, Vinicius Assis e Pedro Jones superou três adversários, incluindo a Coreia do Sul na disputa decisiva, para garantir o pódio.

Além da medalha, o Brasil garantiu uma vaga nos Jogos Olímpicos. Prova que vem obtendo muito sucesso na comunidade do taekwondo nos últimos anos, a disputa por equipes mistas será uma modalidade de demonstração em Paris-2024, repetindo o que aconteceu em Tóquio-2020. Isto quer dizer que os resultados não contarão de forma oficial e nem entrarão no quadro de medalhas.

Em sua trajetória até o pódio na Copa do Mundo Final, o Brasil fez quatro combates. Primeiro, passou pelo Cazaquistão por 64 a 43 e, em seguida, atropelou Ruanda, ganhando por 151 a 29. Dessa forma, o time verde-amarelo se garantiu na semifinal, onde encontrou a China. Após um combate dominante, os anfitriões levaram a melhor e saíram vencedores em 88 a 43.

Com a derrota, o Brasil teve que disputar o terceiro lugar da competição. Por lá, enfrentou a Coreia do Sul, berço do taekwondo e principal potência mundial da modalidade atualmente. A equipe brasileira fez um belo embate e venceu por 47 a 32, garantindo a terceira colocação. A China levou o ouro, enquanto o Uzbequistão ficou com a medalha de prata. Os três garantiram vaga em Paris-2024.

Segunda medalha

Esta foi a segunda medalha do Brasil na disputa por equipes mistas da Copa do Mundo de taekwondo. A primeira foi de ouro, há pouco mais de um mês, em Goyang, na Coreia do Sul. Na ocasião, o time brasileiro contou com a mesma base que disputou em Wuxi, com Gabriel Santos, Pedro Jones, Vinicius Assis, Sandy Macedo, Maria Clara Pacheco e Gabriela Mello.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Taekwondo