Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Rodrigo Ferla é eleito melhor técnico de parataekwondo do mundo

Brasileiro Rodrigo Ferla recebe premiação de melhor treinador de parataekwondo do mundo em 2023

Rodrigo Ferla recebe premiação de melhor treinador de parataekwondo do mundo pela World Taekwondo
(Foto: World Taekwondo)

O brasileiro Rodrigo Ferla foi eleito o melhor treinador de parataekwondo do mundo em 2023. Ele recebeu a preamiação durante o Gala Awards, organizado pela World Taekwondo, em Manchester, na Inglaterra, no último domingo (3). É a segunda vez que o técnico recebe o prêmio, repetindo o feito de 2021.

“Em princípio esse é um prêmio individual, mas ganhei devido ao sucesso que a seleção brasileira teve este ano. É um reflexo do trabalho e do reconhecimento da Federação Mundial. É o terceiro ano seguido que eu recebo indicação de melhor técnico. Isso me dá mais confiança”, afirmou o paranaense de Londrina.

Ex-integrante da seleção brasileira convencional, Rodrigo Ferla atualmente é o head coach da seleção brasileira de parataekwondo. Em 2023, ele esteve a frente das grandes campanhas brasileiras no Mundial e nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023. O país conquistou cinco medalhas no Mundial e 16 medalhas no Parapan.

Esta é a segunda vez que o paranaense vence o prêmio da World Taekwondo. A primeira foi em 2021, quando o Brasil liderou o quadro de medalhas do parataekwondo nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020 – quando a modalidade estreou no programa -, com um ouro, uma prata e um bronze, e com a conquista de sete medalhas no Campeonato Mundial.

Outras premiações

O Brasil também teve outra indicação paralímpica no World Taekwondo Gala Awards: Silvana Fernandes, número um do mundo na categoria até 57kg, que foi campeã mundial e medalhista de ouro no Parapan neste ano. Ela concorreu na categoria de Melhor Atleta Paralímpica, mas perdeu. A mexicana Claudia Romero foi a escolhida.

Entre outras premiações, o melhor atleta paralímpico masculino foi o italiano Antonio Bossolo. Entre os convencionais, a premiação ficou com a turca Merve Dincel e o marfinense Cheick Sallah Cissé, que foram campeões mundiais neste ano. O melhor treinador do taekwondo convencional foi Rosendo Alonso, que atualmente lidera a equipe da França.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia