Siga o OTD

Taekwondo

Brasil é campeão da Copa do Mundo na terra do taekwondo

No último dia de competições, o Brasil superou a anfitriã Coreia, o Irã e Marrocos para tornar-se campeão por equipes mistas

Na imagem, time do Brasil no lugar mais alto do pódio.
Time do Brasil no lugar mais alto do pódio. Foto: WorldTaekwondo

Já era madrugada de quinta-feira (16), mas se dissesse que era a extensão do feriado de comemoração da República Federativa do Brasil dava para acreditar. O país fez a festa em Goyang, na Coreia do Sul, berço do taekwondo, já que conquistou a Copa do Mundo por equipes mistas. Em uma campanha impecável, eliminou os donos da casa no primeiro confronto, passou por iranianos e marroquinos para sagrar-se campeão.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Pode falar o que for, mas uma das virtudes do Brasil são as modalidades que envolvem lutas ou combates. Não à toa, o país sai da Copa do Mundo com um bronze que veio na disputa masculina e, agora, com o ouro na disputa por equipes mistas. Assim, a equipe brasileira teve Gabriel Santos, Pedro Alves, Vinicius Assis, Sandy Macedo, Maria Clara Pacheco e Gabriela Mello como seus representantes.

A luta é dinâmico e, apesar de ser equipe mista, os embates ocorrem entre lutadores do mesmo gênero. Dessa forma, dois atletas masculinos e duas femininas entram na luta por fase. Para ajudar o público a distinguir os combatentes, os homens usam calças pretas e as mulheres, brancas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Então, nas quartas de final, o Brasil teve de encarar nada menos do que a Coreia do Sul. A vitória foi por um apertado 2 a 1, que assegurou a passagem para a próxima fase e frustrou a torcida local. Em seguida, a equipe brasileira teve mais uma pedreira e reverteu um placar desfavorável, virando para 2 a 1 e garantindo o pódio. Um feito em tanto para quem nem tinha se classificado para a última edição da competição em 2019. Por fim, os lutadores brasileiros impuseram uma pressão no Marrocos e fizeram 2 a 0 na final.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Taekwondo