Siga o OTD

Taekwondo

Equipe masculina conquista o bronze na Copa do Mundo de TK3

Trio formado por Gabriel Santos, Pedro Alves e Vinicius Assis vence a China e leva o bronze na Copa do Mundo de TK3

Equipe masculina do Brasil de taekwondo no pódio da Copa do Mundo do TK3
(Foto: Instagram/CBTKD)

O Brasil conquistou a medalha de bronze na disputa masculina da Copa do Mundo do taekwondo por equipes, também conhecido como “TK3”. O time formado por Gabriel Santos, Pedro Alves e Vinicius Assis derrotou a China na luta pelo terceiro lugar, com um golpe no último segundo, na madrugada desta quarta-feira (15), em Goyang, na Coreia do Sul. É a primeira vez que o Brasil vai ao pódio na história da competição.

Prova muito dinâmica, a disputa por equipes do taekwondo vem ganhando popularidade nos últimos tempos. Cada time tem três atletas, que se alternam em quadra ao longo do combate, havendo trocas constantes. No masculino, a soma dos pesos das três representantes não pode passar de 240kg. Na Copa do Mundo de Goyang, as lutas são realizadas em melhor de três rounds, assim como acontece nas disputas individuais, mas as pontuações possuem valores diferentes.

Apesar de não contar com suas principais estrelas, o Brasil foi o cabeça de chave número 2 da Copa do Mundo. A equipe estreou contra o Marrocos nas quartas de final e conseguiu a vitória em dois rounds. O primeiro foi vencido com um golpe no último segundo, enquanto o segundo teve 35 pontos de vantagem para os brasileiros. Assim, a equipe se garantiu na semifinal, onde encarou o Irã. Por lá, a equipe asiática levou a melhor em dois rounds, com amplo domínio do combate.

A disputa pela medalha

Já na disputa decisiva pela medalha, não faltou emoção na vitória do Brasil contra a China por 2 a 1. O primeiro round só terminou com um golpe brasileiro nos últimos segundos. Já no segundo, a China esteve a frente do placar durante todo o tempo e venceu a parcial, forçando o terceiro round. No tudo ou nada, a China vencia pela vantagem mínima até o segundo final, quando Vinicius Assis encaixou um golpe e conseguiu a virada.

Dessa forma, o Brasil conquistou a medalha de bronze na Copa do Mundo de TK3. É a primeira vez que o país vai ao pódio desta competição, que acontece desde 2006. Em Seoul, o Irã levou o ouro, e a Austrália ficou com a prata.

Vale destacar que o Brasil já havia conquistado a medalha de ouro na disputa por equipes masculinas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, há três semanas, mas com uma formação diferente da vista na Copa do Mundo. Naquela ocasião, participaram Edival Marques, o Netinho, Maicon Andrade e Paulo Ricardo Melo.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Taekwondo