Siga o OTD

Taekwondo

Allan Leite fica a uma vitória da medalha no Mundial Cadete

Allan conseguiu a primeira vitória do Brasil na competição e parou nas quartas de final

Allan Leite pousa para foto no Mundial Cadete de taekwondo
(Foto: Instagram/allantkd001)

O paulista Allan Leite conseguiu o melhor desempenho de um brasileiro no Mundial Cadete de taekwondo, nesta quinta-feira (31). Disputando a categoria acima de 1,80m, ele venceu a primeira luta do país na competição e chegou até as quartas de final, onde perdeu e acabou eliminado. Dessa forma, ficou a uma vitória de uma medalha. Stephani Valente (1,76m) e Matheus Amaral (1,80m) caíram na estreia.

Atleta da Liga Vale, de São José dos Campos, interior de São Paulo, Allan Leite estreou de forma direta nas oitavas de final do Mundial Cadete. Ele encarou o indiano Hardik Ahlawat e ganhou por 2 a 1, em parciais de 7/7, 5/11 e 5/1. Já nas quartas de final, o brasileiro perdeu para o russo Ramazan Rasulov, que compete pelo time dos Atletas Internacionais Neutros, por 13/0 e 16/5.

Não há disputa de terceiro lugar nas competições mundiais do taekwondo. Ou seja, os eliminados nas semifinais ficam com a medalha de bronze. Isto significa dizer que Allan ficou a uma vitória de ir ao pódio da competição, que aconteceu em Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina. O evento teve um diferencial: pela primeira vez, os atletas foram divididos em categorias que levam em consideração suas alturas, não seus pesos.

Derrotas na estreia

Stephani Valente (1,76m) perdeu para a sérvia Vanja Rankov em um combate muito apertado, em que todas as parciais terminaram empatadas (3/3, 2/2 e 2/2). A europeia levou vantagem no primeiro, enquanto a brasileira ganhou no segundo. Já no desempate, Stephani vencia a luta por 2/0 (dois socos) até os dez segundos finais, quando sofreu um chute no colete e tomou o empate, sendo assim derrotada.

Seguindo o novo modelo de combate do taekwondo, implementado a partir do ciclo olímpico de Paris-2024, cada luta é disputada em melhor de três rounds. No caso da categoria cadete, cada round tem 1min30s. Quem vencer dois rounds, ganha. No caso de empate em umaa parcial, os critérios de desempate, em ordem, são: somatório de pontos por giro, técnica de maior valor, hits registrados e superioridade.

Outro brasileiro em ação no dia, Matheus Amaral (1,80m) perdeu para o saudita Nawaf Hussain por 17/5 e 13/6 e acabou eliminado na fase de 16 avos. Assim como Matheus e Stephani, o Brasil teve outros sete atletas que perderam na primeira luta neste Mundial Cadete de taekwondo. O país encerra sua participação com uma única vitória e dez derrotas na competição.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Taekwondo