Siga o OTD

Taekwondo

Brasil conquista 24 medalhas no Pan Am Series II, no Rio

Com seis ouros, incluindo de Milena Titoneli e Netinho, Brasil levou 24 medalhas no Pan Am Series II neste domingo

Nivea Barros medalhou para o Brasil no Pan Am Series II de taekwondo
(Foto: Mastkd)

O Brasil conquistou 24 medalhas no Pan Am Series II de taekwondo, disputado neste domingo (26), na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ). Foram seis ouros, seis pratas e 12 bronzes. Os principais destaques do país ficaram por conta dos atletas olímpicos Edival Marques, o Netinho (74kg), e Milena Titoneli (67kg), que foram os campeões de suas respectivas categorias.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O Pan Am Series II aconteceu três dias depois do Torneio Qualificatório para os Jogos Pan-Americanos Santiago-2023, no qual o Brasil conquistou sete das oito vagas possíveis para o evento multiesportivo. No Pan Am Series, participaram atletas de 30 países, de três continentes, e o nosso país foi campeão no feminino, no masculino e no geral.
+ Veja como foi o qualificatório do taekwondo para Santiago-2023
+ Brasil conquista nove medalhas em eventos sub-21 de judô na Alemanha
+ Santa Fé vai receber os Jogos Sul-Americanos de 2026
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Foram 14 medalhas para o Brasil entre os homens (três ouros, quatro pratas e sete bronzes) e dez entre as mulheres (três ouros, duas pratas e cinco bronzes). Os Estados Unidos levaram um total de nove medalhas, sendo quatro ouros, quatro pratas e um bronze e ficaram em segundo lugar no quadro de medalhas. O México completou o “pódio”, com dois ouros e três bronzes.

Brasileiros em Santiago-2023

Edival Marques, o Netinho, no Rio Open de Taekwondo
Edival Marques, o Netinho, competindo na Arena Carioca (Foto: Divulgação/CBTKD)

Após conquistar vaga para os Jogos Pan-Americanos Santiago-2023, Edival Marques levou o ouro na categoria até 74kg do Pan Am Series II após ganhar quatro lutas. Na final, bateu o compatriota Vinicius Assis, numa revanche do Grand Slam do mês passado. Nessa mesma categoria, Nickollas Ribeiro também foi derrotado por Netinho, na semifinal, e ficou com a medalha de bronze.

Outra que conseguiu vaga para Santiago-2023 e foi campeã do Pan Am Series foi Milena Titoneli (67kg). Ela venceu quatro lutas, incluindo a norte-americana Kristina Teachout na final. Tanto Milena quanto Netinho foram medalhistas no Mundial de taekwondo do ano passado, conquistando os dois únicos pódios do país na competição. Além disso, ambos levaram as duas medalhas de ouro do taekwondo brasileiro nos Jogos Pan-Americanos Lima-2019.

Milena Titoneli fatura bronze no Mundial de taekwondo no México
Milena Titoneli comemora mais um ouro (Foto: Arquivo/ Divulgação/Time Brasil)

Outros dois brasileiros que estarão em Santiago-2023 medalharam no Pan Am Series II. Paulo Ricardo Melo (58kg) conquistou a prata no torneio, ao perder a final para o mexicano Brandon Plaza. Já Gabriele Siqueira (+73kg) levou o bronze ao perder para a norte-americana Alena Viana na semifinal. Maria Clara Pacheco (57kg), Sandy Macedo (57kg), Henrique Marques (80kg) e Ícaro Miguel (+80kg) não competiram.

Outros destaques

Os outros ouros do país vieram com Dangela Guimarães (46kg), Nivea Barros (49kg), Flavio Marques (54kg) e João Victor Souza (68kg). A categoria até 46kg contou com dez brasileiras. Além de Dangela, Danielly Neris foi prata, e Julia Silva ficou com o bronze. Outra categoria com três medalhas foi a até 63kg masculina, em que Carlos Matthaus foi prata e Eduardo Baretta e Guilherme dos Santos foram bronze.

Ouros:
Dangela Guimarães (46kg)
Nivea Barros (49kg)
Flavio Marques (54kg)
Milena Titoneli (67kg)
João Victor Souza (68kg)
Edival Marques (74kg)

Pratas:
Danielly Neris (46kg)
Ana Carolina Leite (49kg)
Giovanni de Aubin (54kg)
Paulo Melo (58kg)
Carlos Matthaus (63kg)
Vinicius Assis (74kg)

Bronzes:
Julia Silva (46kg)
Larissa Rossi (53kg)
Luiz Aquino (58kg)
Celydiene Carneiro (62kg)
Eduardo Baretta (63kg)
Guilherme dos Santos (63kg)
Thaisa Souza (73kg)
Nickollas Ribeiro (74kg)
Henrique Rodrigues (80kg)
Matheus Luz (87kg)
Leandro Souza (87kg)
Gabriele Siqueira (+73kg)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Taekwondo