Siga o OTD

Pan 2019

Seleção fecha preparação para o Pan no CT do Time Brasil

Satiro Sodré/Divulgação

Antes de embarcar para os Jogos Pan-Americanos de Lima, a seleção brasileira de Taekwondo realiza preparação final no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro. A equipe conta com quatro dos cinco medalhistas do Campeonato Mundial de Manchester 2019 e chega forte para a competição continental, com oito estreantes que buscam fazer história.

O time é formado por Talisca Reis (até 49 kg), Rafaela Araújo (até 57 kg), Milena Titoneli (até 67 kg), Raiany Fidelis Pereira (acima de 67 kg), Paulo Ricardo Melo (até 58 kg), Edival Pontes – Netinho (até 68 kg), Ícaro Miguel (até 80 kg) e Maicon Andrade (acima de 80 kg).

Em Lima, os combates de Taekwondo terão início no primeiro dia das competições, dia 27, e seguem até dia 29 de julho, no Poliesportivo de Callao.

Com média de 24 anos, a equipe conta com atletas experientes e que já alcançaram expressivas conquistas internacionais, como o vice-campeão mundial de Ícaro Miguel, e as medalhas de bronze no mundial de Manchester 2019 e nos Jogos Rio 2016 de Maicon Andrade.

Ainda no Campeonato Mundial realizado na Inglaterra, no mês de maio, Paulo Ricardo Melo e Milena Titoneli também subiram ao pódio, na terceira colocação de suas categorias.

Visando os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, as delegações encaram o Pan-Americano como excelente oportunidade de somar pontos no ranking internacional,  pois são disputadas as mesmas categorias de peso da Olimpíada e o campeão de Lima somará 40 pontos no Ranking Olímpico. Os cinco primeiros colocados do Ranking Olímpico, ao final da temporada 2019, conquistam vaga direta para os Jogos de Tóquio. As demais vagas serão definidas nos torneios classificatórios continentais.

“Hoje o Brasil vai ao Pan-Americano com uma equipe forte e confiante. Seremos representados pelos atletas que tiveram as melhores campanhas internacionais e alcançaram boas colocações nos rankings mundial e Olímpico, nas últimas temporadas”, avaliou Natália Falavigna, diretora técnica da CBTKD.

O Taekwondo brasileiro soma 14 medalhas em Jogos Pan-Americanos (2 ouros, 4 pratas e 8 bronzes). Na edição anterior, Toronto 2015, o Brasil conquistou duas medalhas de bronze, com Iris Tang Sing e Raphaela Galacho, nas categorias até 49 quilos e acima de 67 quilos, respectivamente.

Programação Taekwondo em Lima
Dia 27/7
– 58 kg masculino
– 49 kg feminino
Dia 28/7
– 68 kg masculino
– 57 kg feminino
Dia 29/7
– 80 kg masculino
– 67 kg feminino
+ 80 kg masculino
+ 67 kg feminino

GUIA PAN 2019 CALENDÁRIO    NOTÍCIAS

Mais em Pan 2019