Siga o OTD

Surfe

 

Samuel Pupo bate havaiano e leva o Challenger de Saquarema



Samuel Pupo fica com o título em Saquarema e assume vice-liderança do Challenger Series do circuito mundial de surfe



Samuel Pupo no Challenger de Saquarema de surfe
(Foto: Thiago Diz/World Surf League)

Deu Brasil na Praia de Itaúna! Samuel Pupo ficou com o título do Challenger de Saquarema, pelo circuito mundial de surfe (WSL). Na manhã deste sábado (18), o brasileiro derrotou um australiano e um havaiano para vencer a etapa brasileira da Challenger Series. Com o resultado, Samuca está em segundo lugar no ranking geral da competição e perto de confirmar seu retorno à elite do surfe mundial.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O dia em Itaúna começou com as semifinais masculinas. Samuel Pupo encarou o australiano Jordan Lawler. Samuca pegou apenas três ondas na bateria, mas foi o suficiente para conseguir uma boa pontuação. Com 4.83 e 6.33, o brasileiro teve um total de 11.16 pontos. Jordan Lawler conseguiu 5.67 na sua primeira onda e fez várias tentativas para tentar passar o brasileiro. Sua segunda onda que entrou no somatório foi para 4.33, terminando com um total de 10.00.

A final foi entre Samuel Pupo e o havaiano Eli Hanneman. Logo nos 10 minutos iniciais, Samuca disparou na liderança com um 5.17 e um 5.00 para um total de 10.17. Enquanto isso, Hanneman sofria para pegar uma onda boa. Na segunda metade da bateria, a calmaria chegou na praia de Itaúna, produzindo poucas oportunidades para os surfistas pontuarem. O havaiano conseguiu um 4.00 e um 5.50 no estouro do cronômetro, mas não foi o suficiente para virar a bateria. Assim, Samuel Pupo ficou com o título: 10.17 x 9.50.

Vice-liderança no circuito

Samuel Pupo não passou o corte de meio de temporada do Championship Tour (CT) da WSL em 2025. Assim, ele precisa passar pela Challenger Series, que define os últimos 10 classificados para o CT de 2026. Com a vitória em Saquarema, Samuca está em segundo lugar na classificação geral do Challenger Series com 21860 pontos. Ele está atrás apenas de Eli Hanneman que assumiu a primeira posição com o vice-campeonato em Saquarema com 22230. O Brasil também conta com Matheus Herdy na zona de classificação para o CT. O catarinense é o sétimo colocado com 19460. Faltam duas etapas para a definição do ranking final da Challenger Series 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Surfe