O fim da linha triste para Filipe Toledo na etapa de Trestles da Liga Mundial de Surfe (WSL). Nesta quarta-feira (10), o bicampeão mundial acabou eliminado nas oitavas de final contra o americano Griffin Colapinto. A bateria foi recheada de emoção e contou com uma virada questionável após o estouro do cronômetro. Italo Ferreira e Luana Silva também foram eliminados. Yago Dora é a última esperança após vencer João Chianca.
Aposte em quem será o campeão da WSL 2025
Competindo em seu “quintal de casa”, Filipinho começou bem no duelo contra o americano, que também é local de São Clemente. O brasileiro abusou do surfe progressivo e completou suas séries com um aéreo full rotation e conseguiu a maior nota da bateria com 8.00. Somando aos 7.50 , ele ficou na ponta com 15.50 na somatória.
Nos minutos finais, Colapinto apostou no surfe de borda e bateu na trave para a virada e ficou com 15.47 (7.90 e 7.53). No minuto final, Filipinho ampliou sua vantagem com mais um aéreo em que aterrissou no lip da onda. Ele fez 8.30 e aumentou para 16.30 (8.30 e 8.00). Contudo, antes do estouro do cronômetro, o americano pegou a maior nota da bateria com 8.93 após apenas três rasgadas na borda e virou para 16.83 já na areia.
Revolta nas redes
Nas redes sociais, fãs brasileiros questionaram a avaliação dos juízes. Na visão deles, o surfe progressivo e os aéreos do brasileiro não receberam notas tão altas. Por outro lado, a última onda de Colapinto, com apenas três manobras na borda, foi avaliada com 8.93.
Filipe Toledo
— silviamedvet 🇾🇪 (@silviamedvet) June 11, 2025
Pelo amor dos deuses do surf.
Claro q pra @WSL vc aterrissar no lipe e sair surfando ainda de prancha invertida é pior q 3 rasgadas…
Wsl sendo Wsl . Apenas.
Dora é a última esperança
Apesar do balde de água fria com a eliminação de Filipe Toledo, o Brasil conseguiu colocar um representante nas quartas de final. Em duelo nacional entre Yago Dora e João Chianca, Dora aproveitou melhor o mar cheio de marolas e garantiu vaga com 11.66 (7.83 e 3.83) na somatória. Chumbinho esperou ondas para a virada, mas elas não vieram e ele terminou com 9.33 (5.50 e 3.83).
WSL Trestles 2025 – agenda, baterias e resultados ao vivo
Yago Dora agora é a última esperança do Brasil na etapa de Trestles. Ele aguarda a definição do confronto entre o australiano Ethan Ewing e o americano Jake Marshall para saber seu adversário. As quartas masculinas estão agendadas para a próxima chamada, prevista para esta quinta-feira (12).
Outras despedidas
O segundo dia de baterias em Trestles começou com despedida na chave feminina. Luana Silva teve pela frente a americana Caroline Marks na disputa da repescagem. A brasileira fez um duelo equilibrado contra a campeã mundial e olímpica, mas acabou eliminada com 13.44 (7.17 e 6.27) na somatória, enquanto Marks fez 15.20 (7.83 e 6.27).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Italo Ferreira e o australiano Joel Vaughn abriram as oitavas de final masculina em grande estilo. Os dois fizeram uma disputa repleta de emoção e bom surfe. No entanto, o final foi pior para o brasileiro campeão mundial e olímpico. Italo terminou com 16.20 (8.37 e 7.83) contra 16.87 (8.57 e 8.30).