Siga o OTD

Surfe

Focando em Jogos Olímpicos, Filipinho abandona temporada da WSL

Bicampeão da Liga Mundial de Surfe, brasileiro está confirmado no ISA Games de fevereiro

Filipe Toledo filipinho surfe jogos olímpicos WSL pipeline saúde mental
(Foto: divulgação / @filipetoledo)

Filipe Toledo, atual bicampeão da Liga Mundial de Surfe (WSL), anunciou neste domingo (11) que não participará do restante da temporada de 2024 do principal circuito internacional de surfe. Em uma postagem no instagram ele disse que tirá o tempo para dar uma pausa e retornar no “próximo capítulo da minha carreira” e anunciou retorno como wild card em 25.Ele porém segue na equipe brasileira do ISA Games.

No story, o surfista disse que precisa “focar na Olimpíada”, que acontecerá no Taiti no final de julho. Em contato com o Olimpíada Todo Dia, Ricardo Toledo, pai e treinador de Filipinho, confirmou que ele estará na equipe do Brasil em busca da vaga olímpica extra. O Isa Games acontece em Porto Rico, de 22 de fevereiro a 3 de março. “Ele irá cumprir os protocolos da ISA para os Jogos Olímpicos e também treinar muito e focar na Olimpíada deste ano”, escreveu Ricardo ao OTD.

Em uma série de stories, ele comunicou por vídeo que “preciso dar uma descansada” depois de 11 anos de CT e 16 anos de surfe profissional. Ele ainda comentou que o que acreditou no início da bateria de Pipeline ser um cansaço temporário se mostrou algo maior. O surfista comentou ainda que “sinto que mereço um descanso, uma pausa, me reconectar com o surfe de novo, ser feliz”, além de “cuidar de mim e da minha família”.

Filipinho disputou apenas a bateria de abertura da etapa de Pipeline, indo para a repescagem. Porém, o brasileiro desistiu por intoxicação alimentar do restante da etapa, e rebateu a críticas nas redes sociais.

CONFIRA O COMUNICADO COMPLETO DE FILIPINHO

“É com pesar que anuncio hoje que estou me retirando para o restante da temporada do Championship Tour de 2024. Esta decisão tem sido muito difícil para mim e surge depois de dias de discussão com as pessoas mais próximas de mim. A WSL tem me apoiado muito e estou muito grato por terem me concedido o wildcard para o início da temporada de 2025. Estou empenhado em voltar melhor do que nunca.

No passado, sempre fui honesto sobre alguns dos meus desafios, não apenas com lesões, mas também com saúde mental. Competir ao mais alto nível na última década teve um impacto negativo sobre mim e preciso de uma pausa para me recuperar para o próximo capítulo da minha carreira.

A plataforma do CT deu-me tudo – é uma vida de sonho que me permitiu sustentar a minha família de formas que nunca poderia imaginar e ter experiências incríveis. Eu amo isto. Eu vivo para isso. Tenho muito respeito pelos meus colegas competidores, tanto os homens quanto as mulheres no tour. Vocês são incríveis.

Tenho muita paixão pelo esporte, mas preciso de um tempo para me recuperar totalmente e poder voltar mais forte do que nunca. Agradeço o apoio e a lealdade da minha família, amigos, patrocinadores e da WSL. Espero que meus fãs ao redor do mundo entendam essa decisão e estejam comigo quando eu retornar ao tour no próximo ano. Desejo aos meus colegas competidores uma ótima temporada de CT pela frente. Eu estarei assistindo! ❤️”

Resposta da WSL

Filipinho disse que tomou a decisão sozinho, mas em contato com a família, patrocinadores e a direção da WSL. Em comunicado oficial, a WSL anunciou que o marroquino Ramzi Boukhiam participará portanto de todas as competições da primeira metade. Ele estará, assim, como “Replacement SurferÇÇ. O perfil oficial da entidade comentou em português no post de Filipinho apoiando uma de suas maiores estrelas:

“Que tudo fique bem com você e com todos ao seu redor. Ao mesmo tempo que sentiremos saudades de te ver quebrando tudo, entendemos a importância desse momento para você e sabemos que voltará voando ainda mais. Até 2025, Filipinho! ❤️”.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Surfe