Siga o OTD

Surfe

WSL Finals: saiba como assistir Filipinho e Chumbinho em Trestles

Filipe Toledo e João Chianca vão em busca do título mundial do surfe no WSL Finals que pode começar nesta sexta-feira na Califórnia

Chumbinho e Filipinho posam para foto com as jerseys que irão usar no WSL Finals
(Foto: Thiago Diz/World Surf League)

Vai começar a decisão de mais uma temporada da Liga Mundial de Surfe. Entre os dias 8 e 16 de setembro, estará aberta a janela de disputa do WSL Finals, no pico de Lower Trestles em San Clemente, na Califórnia. O Brasil terá dois atletas em busca do título mundial: o atual campeão Filipe Toledo e João “Chumbinho” Chianca que terminou a temporada no top-5 da WSL pela primeira vez na carreira. O evento terá transmissão ao vivo de SporTV, Globoplay e no site da WSL.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O WSL Finals reúne os cinco melhores surfistas da temporada. O torneio começa com um duelo entre quarto e quinto colocado. O vencedor avança para enfrentar quem terminou o ano em terceiro lugar no ranking. E, dessa forma, a disputa vai seguindo até o último desafiante enfrenar o líder da temporada. Assim como em 2022, Filipe Toledo chega a Trestles com a camisa amarela e a liderança do ranking da WSL.
+ Ana Moser é substituída no Ministério do Esporte
+ Ymanitu Silva avança à semifinal de duplas do US Open
+ Seleção feminina de vôlei embarca sem Macris para o Pré-Olímpico
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Filipe Toledo no meio da torcida após levar o título da WSL de 2022
(Foto: Thiago Diz/World Surf League)

“Isto é resultado de todo o trabalho duro, todo sacrifício, ao longo do ano”, disse Filipe Toledo. “Todas as horas viajando em aviões pelo mundo e muito dinheiro investido. É tudo isso e me sinto super abençoado, então só tenho que agradecer a Deus por tudo que Ele vem fazendo na minha vida. O apoio da família e de todos os meus patrocinadores foi muito importante para eu chegar aqui. E da WSL também, por realizar eventos incríveis, então vejo vocês em Trestles”.

De calouro a finalista

João Chianca, o Chumbinho, fez em 2023 a sua primeira temporada completa na elite do surfe mundial. E o ano foi especial para o surfista que chegou a liderar o ranking da WSL e venceu sua primeira etapa no Championship Tour, com a vitória na praia de Supertubos, em Portugal. Com o grande início de temporada, Chumbinho terminou o ano em quarto lugar no ranking da WSL e classificado para os Jogos Olímpicos Paris-2024.

João Chianca, o Chumbinho, faz manobra em onda durante etapa da WSL
(Foto: Tony Heff/World Surf League)

“Foi uma loucura como este ano começou para mim”, disse João Chianca. “Eu só estava pensando em passar pelo corte e as coisas começaram a acontecer, então só segui meu caminho. Nós, competidores, somos preparados para sonhar alto. No ano passado, eu disse a mim mesmo, que deveria sonhar mais alto, que poderia confiar no meu talento e acreditar cada vez mais no meu surfe”, completou.

Além de João Chianca e Filipe Toledo, o WSL Finals terá a participação dos australianos Jack Robinson e Ethan Ewing, assim como do estadunidense Griffin Colapinto.

Chaveamento do WSL Finals Masculino
Chaveamento da disputa masculina (Foto: divulgação/WSL)

Disputa feminina

No feminino, o Brasil não terá nenhuma representante no WSL Finals. Vice-campeã em 2021, Tatiana Weston-Webb terminou a temporada em oitavo lugar, ficando de fora da disputa do título. Dessa forma, o Finals terá apenas surfistas de Austrália, Estados Unidos e Havaí. A havaiana Carissa Moore chega como a favorita ao hexacampeonato após terminar a temporada em primeiro lugar no ranking da WSL, com as Tyler Wright e Molly Picklum como as representantes da Austrália na briga.

Chaveamento do WSL Finals Feminino
Chaveamento da disputa feminina (Foto: divulgação/WSL)

Por fim, o WSL Finals Feminino também terá disputa de vaga olímpica. Medalhista de ouro em Tóquio-2020, Moore já está garantida em mais uma Olimpíada pelos Estados Unidos (o Havaí não tem um Comitê Olímpico próprio). Dessa forma, Caroline Marks e Caitlin Simmers irão disputar a segunda vaga estadunidense em Paris-2024.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Surfe