Siga o OTD

Surfe

Medina passa pelo corte e se garante na reta final da WSL

Apesar do 9º lugar pela quarta vez na temporada, o tricampeão se classificou antecipadamente para a fase final do Circuito

Gabriel Medina Peniche Circuito Mundial de Surfe WSL
Gabriel Medina na etapa de Peniche (Foto: Thiago Diz/World Surf League)

A primeira parte da temporada de Gabriel Medina, provavelmente, não vem caminhando como esperado. Com a queda para Ethan Ewing nas oitavas de Bells Beach, o tricampeão mundial de surfe engatou a quarta eliminação seguida nesta fase. Apesar disso, o resultado negativo na etapa australiana fez ele passar pelo corte e, assim, o garantiu na reta final do Circuito.

Gabriel Medina Etapa de Bells Beach WSL 2023 do Circuito Mundial de surfe
Em Bells Beach, Medina foi eliminado por Ethan Ewing nas oitavas final (Foto: Ed Sloane/World Surf League)

Com a nona posição em Bells Beach, Medina somou 3,320 pontos pela quarta vez nesta temporada. Anteriormente em Sunset Beach, Pipeline e Peniche, o brasileiro ficou com a mesma colocação. Com isso, chegou nos 13,280 ocupando a 11ª colocação do Circuito Mundial de surfe 2023 (WSL).

+ Brasil vence a Alemanha em último jogo antes da Copa do Mundo
+ Stephanie Soares é a quarta escolha no Draft da WNBA

+ Filipe Toledo cai na semifinal em Bells Beach
+ Geovana Meyer leva dois ouros na Copa Sul-Americana de tiro esportivo
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Dessa forma, Gabriel Medina não pode mais ser alcançado pelo compatriota Miguel Pupo, primeiro colocado na após a linha do corte no meio da temporada. O Circuito Mundial de Surfe começa com cerca 36 atletas e após as cinco primeira etapas, somente os 22 melhores continuam para cinco etapas finais do campeonato.

Chumbinho com a malha amarela

João Chianca Chumbinho Etapa de Bells Beach Circuito Mundial de Surfe
João Chianca assumiu a liderança do ranking (Beatriz Ryder/World Surf League)

Além de Gabriel Medina, outros brasileiros também já se garantiram na briga por uma vaga no WSL Finals em Teahupo’o, no Taiti. João Chianca é um deles e após Bells Beach, assumiu a liderança da temporada, assim como a malha amarela para Margaret River. Chumbinho parou nas semifinais das etapas havaianas e depois conquistou seu primeiro título no Circuito em Portugal. A queda nas oitavas na quarta etapa, acabou sendo suficiente para ultrapassar o australiano Jack Robinson — eliminado no round 32 — que liderava o ranking até então.

Filipe Toledo vira no fim e vai à semifinal de Bells Beach
Filipe Toledo parou nas semis de Bells Beach (Foto: Beatriz Ryder/World Surf)

O atual campeão, Filipe Toledo não está muito distante de João Chianca. Filipinho é terceiro colocado com 22,160 pontos. Ele começou com o quinto lugar em Sunset e, logo depois, faturou o título em Pipeline. Em Peniche, parou no round 32 e agora nas semifinais em Bells Beach. Além disso, Caio Ibelli e Yago Dora também começaram bem e se garantiram para o restante da temporada ocupando 7ª e 9ª posições, respectivamente.

Bem encaminhado, mas nada certo

Ítalo Ferreira, Samuel Pupo e Tati Weston-Webb ocupam posições acima da linha do corte, mas ainda não se garantiram para o resto da temporada. No masculino, Ítalo e Samuel caíram no round 32 de Bells Beach e perderam 3 e 4 colocações no ranking. Ambos precisam chegar nas quartas de Margaret River para continuar no Circuito.

Tati Weston-Webb avança, mas Chumbinho cai em Bells Beach Circuito Mundial de surfe
Tati Weston-Webb ficou em 5º lugar em Bells Beach (Foto: Ed Sloane/World Surf League)

Enquanto isso, a situação de Tati Weston-Webb aparenta ser mais confortável. Embora esteja na quinta posição, a única brasileira no Circuito Mundial feminino ainda não confirmou sua classificação. Isto, pois o campeonato entre as mulheres está equilibrado e somente as três primeiras colocadas garantiram vaga a para o resto da temporada antecipadamente. Apenas 5 mil pontos separa Tati da corte.

Miguel Pupo, que não participou de Bell Beach por conta de uma lesão, é o primeiro colocado abaixo do corte. Com isso, precisa somar pontos em Magaret River para continuar sonhando com WSL Finals. A mesma situação está Michael Rodrigues. Embora tenha melhorada o desempenho na última etapa, ele ainda ocupa a 26ª posição. Machucado no joelho, Jadson André deu adeus a temporada em fevereiro.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Surfe