Siga o OTD

Surfe

Brasil começa temporada da WSL celebrando conquistas de 2022

Ainda colhendo os sucessos da última temporada, Brasil inicia mais um ano na WSL com 11 surfistas competindo no CT

Brasil na WSL - Filipinho ergue o troféu de campeão mundial
Filipe Toledo é o atual campeão da Liga Mundial de Surfe (Foto: Beatriz Ryder/WSL)

O surfe brasileiro tem muito o que comemorar em relação às conquistas do Brasil no ano que passou. O fortalecimento do esporte junto à população nacional e as conquistas dos atletas brasileiros nos campeonatos da World Surf League (WSL) são alguns dos grandes destaques da temporada 2022. Neste cenário é notório que o surfe esteja atraindo, cada vez mais, grandes marcas para associar sua imagem à modalidade, como a parceria com a Vivo, a partir de 2023, anunciada no final de 2022.

+ Bia Haddad Maia estreia com vitória em Adelaide

A gigante da telefonia e telecomunicação digital agora é o novo nome da etapa brasileira do WSL Championship Tour – CT: Vivo Rio Pro. A empresa também patrocinará a etapa no país do Challenger Series, que classifica os atletas para a divisão da elite mundial, o Corona Saquarema Pro. Eventos que comprovam o prestígio do Brasil: ambos acontecem na praia de Itaúna, em Saquarema/RJ. Tal parceria reflete o frenético crescimento do surfe brasileiro e o excelente desempenho de nossos atletas nos últimos anos.

Sucesso em 2022

A temporada encerrou novamente com dobradinha brasileira no pódio com a conquista do título mundial de Filipe Toledo e Ítalo Ferreira com o vice-campeonato. Com o feito do paulista de Ubatuba, o Brasil contabiliza seis títulos da WSL. São três de Gabriel Medina (2014, 2018 e 2021), um de Adriano de Souza (2015), um de Ferreira (2019) e um de Toledo (2022). Outra conquista marcante para a história do surfe mundial é o Ouro Olímpico do potiguar Ferreira na estreia da modalidade nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

O surfe entra em 2023, então, com uma coleção de fatos que atestam a grandiosidade que o esporte tem conquistado nos últimos anos, o que veio coroar o ingresso do Brasil nesta nova temporada que tem início no próximo dia 29, no Havaí. Onze atletas brasileiros se classificaram para a elite do surfe mundial no CT: Filipe Toledo, Ítalo Ferreira, Gabriel Medina, os irmãos Miguel e Samuel Pupo, Caio Ibelli, Jadson André, Yago Dora, João Chianca e Michael Rodrigues e, no feminino, Tatiana Weston-Webb.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Não há melhor momento para o surfe do Brasil no cenário mundial como em 2023. O esporte ganhou muita força e proporções gigantescas não apenas em nosso país, mas também internacionalmente, com vários atletas figurando entre os melhores do ranking. Isso tem colaborado para que grandes marcas se atentem para essa evolução e as façam associarem-se ao surfe brasileiro e no mundo. Mais do que nunca, o Brasil definitivamente é o país do surfe”, afirma Ivan Martinho, CEO da WSL para a América Latina.

Etapa modelo e foco na sustentabilidade

Público acompanha etapa da WSL em Saquarema
Público acompanha etapa da WSL na Praia de Itaúna (Foto: Thiago Diz/WSL)

Além de ser alavancada pela ótima performance de nossos surfistas nos últimos anos, no Brasil, particularmente, a WSL registrou em 2022 outros grandes fatos que entraram para a história do esporte no país. O imenso sucesso da etapa brasileira no World Surf League Championship Tour, realizada na praia de Itaúna entre 23 e 28 de junho, foi marcante. Tornou-se o maior evento em etapas do CT no mundo e considerado um modelo para outros países que recebem o campeonato. Com recorde histórico de patrocinadores e público de cerca de 40 mil pessoas acompanhando as manobras dos maiores surfistas da atualidade, a etapa gerou vários benefícios para a cidade de Saquarema. Movimentou R$ 73 milhões no município, que registrou 100% de ocupação em sua rede hoteleira.

Esse evento, aliás, também teve outra característica muito interessante. Com assessoria da Boomerang Soluções Ambientais, foram realizadas várias medidas e ações que resultaram em coleta de 1,2 toneladas de lixo reciclável recolhido. Além de ter sido instalada uma usina de separação de resíduos, houve diversas ações de educação ambiental para as escolas que envolveram mais de 500 crianças em iniciativas de conscientização. Dentre elas, estão o plantio de centenas de mudas nativas da região, recompondo o ecossistema de restinga da praia de Itaúna. Além disso, a WSL entregou bancos reciclados, feitos com o plástico coletado, que foram doados à Prefeitura de Saquarema para serem instalados em praças e na orla da praia. Vale ressaltar que as ações de sustentabilidade sempre estiveram no cerne da WSL, mundialmente.

Mais em Surfe