Siga o OTD

Surfe

Irmãos Pupo e Jadson avançam à quinta fase do ISA Surfing Games

Miguel e Samuel Pupo e Jadson André avançam para a 5ª fase do ISA Games e mantêm Brasil vivo na briga por vaga olímpica

Jadson André Isa World Surfing Games
Jadson André na tentativa de um aéreo (Foto: Sean Evans/ISA)

O Brasil segue com 100% de aproveitamento na disputa masculina do ISA World Surfing Games, na Califórnia, nos Estados Unidos. Nesta terça-feira (20), Jadson André, Miguel Pupo e Samuel Pupo avançaram à quinta rodada do torneio e mantiveram o país vivo na briga por uma vaga olímpica em Paris 2024.

+ Após vice no STU de Recife, Gui Khury fala em Paris 2024

Jadson André foi o primeiro a entrar em ação. Competindo na segunda bateria da quarta fase, o brasileiro encontrou dificuldade para encaixar boas séries, mas conseguiu um 5.00 e um 3.50, que foram suficientes para avançar de fase. Com um somatório de 8.50, o potiguar ficou em segundo lugar na bateria, atrás do peruano Lucca Mesinas, com 11.16. O senegalês Cheriff Fall terminou em terceiro com 7.23.

Os irmãos Pupo competiram na última série, ao lado do panamenho Jean Carlos González. Os brasileiros chegaram a ficar atrás da bateria durante um bom tempo, ainda que por uma diferença mínima. O panamenho teve 10.86 contra 10.67 de Miguel e 10.33 de Samuel. Quase que simultaneamente, os brasileiros encaixaram boas séries, a seis minutos do fim, e conseguiram a virada.

Miguel Pupo no Isa Games
Miguel Pupo conseguiu virada em sua série na quarta fase (Foto: Pablo Franco/ISA)

Samuel recebeu 7.17 e acumulou 12.50, somado ao 5.33 que já tinha, enquanto Miguel ganhou 6.50 e foi à 12.13 (já tinha 5.63). Mesmo tendo a prioridade nos minutos finais, o panamenho não pegou nenhuma onda. Miguel acertou um aéreo nos segundos finais, recebeu 6.97, e assumiu a ponta com 13.47.

Quinta fase

Na quinta fase, Jadson André competirá numa bateria com o japonês Kanoa Igarashi, o argentino Santiago Muniz e o português Guilherme Fonseca. Já Samuel Pupo enfrentará o italiano Leonardo Fioravanti, o peruano Lucca Mesinas e o australiano Jackson Baker. Já Miguel Pupo vai encarar os norte-americanos Nat Young e Kolohe Andino e o francês Gatien Delahaye.

Os dois primeiros de cada série avançam à sexta rodada. Os dois últimos serão encaminhados para a sétima fase da repescagem. Ao todo, há sete fases “regulares” antes da final e 12 fases de repescagem.

Disputa feminina

Entre as mulheres, o Brasil também segue vivo com suas três representantes. Entretanto, todas elas já estão na repescagem. Yanca Costa está na terceira rodada, enquanto Karol Ribeiro e Mariana Areno estão na segunda fase.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Karol enfrentará a peruana Alena Rodriguez, a norueguesa Ingunn Waarum e a irlandesa Maia Monghan. Já Mariana terá a mexicana Ana Laura González, a equatoriana Mia Barrera e a ucraniana Nina Zavodchikova pela frente. No feminino, há dez fases de repescagem antes da final.

Vaga olímpica em jogo

Vale destacar que o ISA World Surfing Games dará uma vaga olímpica por naipe para os Jogos de Paris 2024. Somado o resultado final de seus atletas, o país que tiver o melhor desempenho numa espécie de classificação geral, ganhará uma vaga extra para a Olimpíada. Por enquanto, o Brasil é o líder desse ranking no masculino e, com isso, está adquirindo o direito de levar mais um surfista para Paris 2024 (poderá levar outros dois pela WSL de 2023).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Surfe