Siga o OTD

Surfe

Caio Ibelli tira dez, Gabriel Medina dá adeus ao tetra e Tati vai à semi

Os destaques do dia em Saquarema foram Caio Ibelli, que tirou dez, e Tatiana Weston-Webb, que se garantiu na semifinal. Por outro lado, Medina foi eliminado

Caio Ibelli nota 10 etapa de Saquarema do Mundial de surfe
Thiago Diz/World Surf League

Caio Ibelli brilhou nesta sexta-feira no segundo dia da etapa de Saquarema do Mundial de surfe ao ser o responsável pela primeira nota dez da competição. Por outro lado, Gabriel Medina foi eliminado na repescagem e não tem mais chances de brigar pelo tricampeonato mundial. No feminino, Tatiana Weston-Webb se garantiu nas semifinais.

O dia foi de descanso para Filipe Toledo, Ítalo Ferreira, Michael Rodrigues, Yago Dora e Miguel Pupo, que venceram suas baterias na quinta-feira e avançaram direto para as oitavas de final. Na respescagem, nesta sexta, Caio Ibelli, Mateus Herdy e Samuel Pupo avançaram e também se garantiram entre os seis melhores, enquanto João Chianca e Gabriel Medina foram eliminados.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Depois de ficar de fora das cinco primeiras etapas do Mundial de surfe, Gabriel Medina precisava colecionar grandes resultados na segunda metade da temporada para conseguir terminar entre os cinco primeiros vão se classificar para a decisão do título em Trestles. Depois de ficar em terceiro lugar em G-Land e também em El Salvador, o tricampeão mundial veio para Saquarema em busca do título da etapa para continuar com chances de ser tetracampeão.

GABRIEL MEDINA ETAPA DE SAQUAREMA DO MUNDIAL DE SURFE
Gabriel Medina terminou apenas na 17ª colocação em Saquarema (Daniel Smorigo/World Surf League)

Mas, depois de perder para o australiano Connor O’Leary na quinta, Gabriel Medina disputou a repescagem contra Callum Robson, também da Austrália. Enquanto o brasileiro insistiu em surfar para esquerda na tentativa de conseguir acertar seus famosos aéreos, o adversário aproveitou as melhores condições da direita para somar 15,57 contra apenas 10,37 do tricampeão mundial.

Com o resultado, Gabriel Medina terminou a etapa de Saquarema em 17º lugar e não tem mais chances de ficar entre os cinco melhores para ir à final em Trestles. Ao sair da água, o surfista de Maresias foi atendido pelo departamento médico com dores do joelho depois de ter levado uma pancada da própria prancha durante a bateria.

Se a torcida brasileira presente na praia em Saquarema lamentou a eliminação de Gabriel Medina, vibrou demais com o desempenho de Caio Ibelli. No duelo contra o compatriota Jadson André, o surfista do Guarujá, que estava perdendo a bateria, pegou um tubo perfeito e arrancou a nota 10 dos jurados. Foi apenas a segunda nota máxima da temporada. Antes do brasileiro, Griffin Colapinto tirou 10 em Supertubos, Portugal.

Caio Ibelli nota dez Saquarema Mundial de surfe, enquanto Medina foi eliminado no Round 2
Caio Ibelli comemora a nota dez tirada contra Jadson André (Daniel Smorigo/World Surf League)

Embalado pela nota dez, Caio Ibelli venceu Jadson André por 14,43 a 8,83 para garantir a classificação para as oitavas de final da etapa de Saquarema do Mundial de surfe. Na próxima fase, ele terá pela frente Samuel Pupo, que eliminou nesta sexta o americano Kolohe Andino por 11,00 a 6,27.

Além de Caio Ibelli, outro brasileiro a brilhar foi o jovem Mateus Herdy, de apenas 21 anos, responsável pela eliminação do vice-campeão olímpico Kanoa Igarashi. O atleta de Florianópolis totalizou 16,00, a maior somatória do dia, contra 12,90 do japonês e vai enfrentar na primeira bateria das oitavas de final o australiano Jack Robinson.

MAteus Herdy voa para eliminar Kanoa Igarashi na etapa de Saquarema do Mundial de surfe
Mateus Herdy voa para eliminar Kanoa Igarashi na etapa de Saquarema do Mundial de surfe (Daniel Smorigo/World Surf League)

Dos brasileiros que foram para o mar nesta sexta-feira, além de Gabriel Medina, João Chianca, natural de Saquarema, não conseguiu avançar. Na bateria de mais alto nível e mais disputada do dia, Chumbinho somou 13,57, sendo superado por apenas 0,10 por Ethan Ewing. O australiano será adversário de Yago Dora nas oitavas de final.

Tatiana Weston-Webb Etapa de  do Mundial de surfe
Tatiana Weston-Webb está na semifinal da etapa de Saquarema do Mundial de surfe (Daniel Smorigo/World Surf League)

No feminino, Tatiana Weston-Webb disputou a última bateria do dia contra a australiana Isabella Nichols e dominou completamente o duelo para vencer por 11,40 a 4,50. Na semifinal, a brasileira vai enfrentar a havaiana Carissa Moore, que eliminou a americana Caroline Marks por 12,47 a 10,50.

Na outra semifinal, a francesa Johanne Defay, que passou pela australiana Sally Fitzgibbons, encara a havaiana Gabriela Bryan, que bateu Lakey Peterson nas quartas.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Surfe